Buscar no Blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pablog ficará sem postagens por 4 dias!

 

sitio-do-pica-pau-amareloj

Devido ao feriado, o Pablog do Sítio ficará sem postagens, retornando no dia 5 de Maio de 2014. Na volta, o blog terá novidades, entre elas a estreia de um novo quadro: Semanas Divertidas. A Cada semana o blog terá postagens especiais sobre determinado assunto. No dia 5 de Maio, entrará no ar a Semana da Fantasia. Aguardem!

Ilustrador de Sonhos- Ely Barbosa


fg
Ely Rubens Barbosa foi um autor de histórias em quadrinhos e publicitário brasileiro. Nos anos 1960 integrou, ao lado de Mauricio de Sousa, Messias de Mello, Júlio Shimamoto e Gedeone Malagola, a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP). Além dos personagens próprios, Barbosa fez também revistas em quadrinhos dos Trapalhões para a Bloch Editores e da Hanna-Barbera para a Rio Gráfica Editora.fd
O desenhista
Manoel Victor Filho, o desenhista anterior, trouxe uma Emília com formas quase totalmente de menina  - até chegar na última personificação, mas ainda não "definitiva", feita pelo artista Ely Barbosa, para a Rede Globo de Televisão, esta última adaptando a boneca às necessidades da nova mídia na qual a obra de Lobato vinha a inserir-se - ou seja, uma menina disfarçada de boneca.
Quando menino, Ely conheceu, pessoalmente a família de Monteiro Lobato, seu grande inspirador. Dona Purezinha, esposa do escritor, incentivou o menino desenhista para que, quando adulto, criasse os personagens do Sítio, como Lobato queria. Em 1997 Ely criou as figuras do Sítio, no estilo circulos e ovais, com traços atuais, com leveza e muita graciosidade, coisa inedita na obra de Lobato, que vinha apresentando seus personagens em diversos estilos, ultrapassados e sem uma identificação maior com a criança. Estas figuras foram utilizadas entre os anos de 1997 e 2001, quando a Globo desenvolveu novos desenhos do grupo.

Emília volta a ser uma boneca de pano no Sítio do Picapau Amarelo do Gloob!

O Sumiço de Emília, episódio inédito de Sítio do Picapau Amarelo, estréia na próxima segunda-feira, dia 05 de maio.

fd

O Sumiço de Emília, episódio inédito de Sítio do Picapau Amarelo, estreia na próxima segunda-feira. Desta vez, Emília (Isabelle Drummond) será alvo de uma vingança planejada por Dona Carochinha (Marilu Bueno) e por Cuca (Jacira Santos).


O episódio escrito por Mário Teixeira e dirigido por Cininha de Paula e Paulo Ghelli também vai falar sobre a biopirataria e contar com a participação de alguns personagens de programas da TV Globo, como a apresentadora Ana Maria Braga. "Achamos divertido misturar as coisas como Monteiro Lobato fazia. Lobato era muito dinâmico e atento às novidades. Além do mais, é uma forma singela de homenagear programas que admiramos, como Mais Você", explica Mário.

Pesadelo prende Rabicó

Resumo do capítulo de hoje

terça-feira, 29 de abril de 2014

Ilustrador de Sonhos–Manoel Vítor Filho

 

fd

Depois de ilustradores como Rodolpho e Jurandir U. Campos ilustrarem as obras de Monteiro Lobato, chegou a vez de Manoel Vítor Filho,  o primeiro ilustrador brasileiro a usar o óleo nos trabalhos de ilustração. Também foi pioneiro em levar desenhos para a televisão esboçando-os ao vivo.

 

Na década de 70 recebeu a incumbência de ilustrar a obra infantil de Monteiro Lobato, apresentando uma nova interpretação visual com a modernização dos personagens.

 

Obras de Monteiro Lobato ilustradas por Manoel Vítor

  • A Chave do Tamanho
  • Caçadas de Pedrinho
  • Reinações de Narizinho
  • Os Doze Trabalhos de Hércules
  • Fábulas
  • Memórias da Emília
  • O Picapau Amarelo
  • Viagem ao Céu

Vídeo

O Picapau Amarelo

Vídeo

Chamada Sítio antigo

Vídeo

Juca Pirama

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Frenéticas lançaram clipe no Fantástico em 1978

fd

Adivinha quem é essa na foto? Sim! Dhu Moraes, a Tia Nastácia do Sítio de 2001 a 2006. “As Frenéticas” foi grupo musical feminino formado por seis vocalistas, que surgiu em 1976, no Rio de Janeiro, no auge do sucesso das discotecas.

Hoje, o programa Vídeo Show da Rede Globo, relembrou um clipe que o grupo lançou em 1978 no programa global O Fantástico. Dhu Moraes aparece cantando e mostrando o seu talento.

http://gshow.globo.com/programas/video-show/videos/t/programas/v/freneticas-lancaram-clipe-no-fantastico-em-1978/3310307/

Site Terra relembra atores na infância!

 

fd

Já é de praxe, sites de famosos realizarem uma comparação com os atores hoje e como eram quando crianças. Dessa vez foi a vez do Terra fazer tal comparação. Quem não podia faltar? Isabelle Drummond. Na descrição, os redatores dizem que a mulher tem que se ourgulhar por ter começado bem cedo a carreira. Laços de Família, Os Maias, Cheias de Charme e Sítio do Pica-Pau Amarelo foram programas marcantes na carreira da jovem. Também foi lembrado que Isabelle está no elenco da próxima novela das sete,Geração Brasil.

Vídeo

Caçadas do Barão

Vídeo

Caçadas do Barão

sábado, 26 de abril de 2014

Vídeo

Conselheiro divulga o site

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sítio para Download no setor Digital da Globo Marcas!

Um setor que está cada vez mais em destaque é a área digital da Globo Marcas. Para quem deseja mais facilidade e quiser guardar em seu computador episódios do Sítio do Picapau Amarelo, a dica é você comprar o download de alguns episódios da obra de Monteiro Lobato.

Todos os episódios lançados em DVD podem ser adquiridos nesse setor. Os únicos que não constam são o novo DVD da nova temporada exibida pela Globo, a animação e Memórias de Emília – 1978. Alguns custam um pouco mais caro, agora o comprador decide: o que é mais prático?

fd

fg

re

res

resr

Passe o inverno com a turma do Sítio!

 

fd

O Site da Globo Marcas lançou uma novidade na loja do Mundo do Sítio: é o vestuário. Os gorros, boinas e cachecol prometem divertir a criançada nesse inverno. Os produtos tem estampas do Pedrinho, Emília, Visconde e Narizinho, os principais personagens da obra de Monteiro lobato.

As meninas vão ficar malucas com o gorro aviador da Emília que imita a peruca da mais famosa boneca que fala do mundo. Ainda para elas, o gorro da Narizinho e da Emília vão fazer as meninas se sentirem no Sítio.

Para quem gosta de aventura, a boina do Pedrinho e o gorro do Visconde é uma boa pedida. Se aventurem com os dois personagens que fazem sucesso entre os meninos.

Novo site da Globo Marcas e novidades na loja do Sítio!

fd

 

Em meados de Janeiro, a Globo Marcas fechou o seu site para uma manutenção. Hoje a página voltou ao ar toda reformulada. Com uma nova aparência, vários produtos da Globo podem ser comprados ali. A Loja do Sítio do Picapau Amarelo também passou por uma reformulação.

Separado por setores, a página do Sítio na Globo Marcas conta com 7 brinquedos, 5 DVD’s, 41 livros e a novidade fica por conta do vestuário. Em outros anos, o vestuário era baseado em camisas, shorts e outros acessórios. Agora, os gorros da turminha prometem divertir a criançada.

 

http://www.globomarcas.com.br/programas/sitio-do-picapau-amarelo.html

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vídeo

O Fantasma do Casarão–Segundo capítulo–Parte 2

Vídeo

Fantasma do Casarão - Segundo Capítulo - Parte 1

Vídeo traz personagens de desenhos animados em campanha contra o câncer infanto-juvenil

 

fd

Parte do vídeo onde a turma do Sítio participa da campanha

Lançada no ano passado, a campanha que fez personagens de animação ficarem carequinhas divulgou um vídeo na última semana com depoimentos de crianças e adolescentes com câncer e uma compilação de imagens dos diversos desenhos animados que aderiram à campanha. Garfield, a Turma da Mônia, o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo, Hello Kitty, Charlie Brown e o Menino Maluquinho são alguns dos ídolos infantis que ficaram carequinhas para ajudar o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer) a combater o câncer infanto-juvenil.

Ilustrador de Sonhos: Le Blanc

 

fd

O que é que têm em comum Jesus Cristo, o Spirit (de Will Eisner), a Emília, do Sítio do Picapau Amarelo, O Fantasma (de Sy Barry e colaboradores), O Guarani e Ubirajara (de José de Alencar), Flash Gordon (de Alex Raymond, sucedido por Dan Barry) e O Menino de Engenho, de José Lins do Rego? Todos passaram pela pena do genial desenhista haitiano, de carreira norte-americana e brasileira, André Le Blanc.

Le Blanc chegou ao Brasil em 1947, casado com uma brasileira, e rápido se firmou como um dos principais ilustradores no mercado, tendo “de saída” se tornado o ilustrador da obra infantil de Monteiro Lobato. Durante décadas seus desenhos foram o padrão, tendo dado a cara de todos os personagens do Sítio por anos e anos, antes deles chegarem na TV Globo. O único livro de Lobato que não ilustrou foi “Os Doze Trabalhos de Hércules”, sabe-se lá por que cargas d'água.

Hoje, o desenhista não é muito lembrado na mídia, mas ele fez uma importante participação no imaginário de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes desenhistas de sua época.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Thiago de Los Reyes integra o elenco de “Geração Brasil”

fd

 

Que Isabelle Drummond está no elenco da próxima novela das 7, isso a maioria já sabe. O que pode ser novidade é que o ator Thiago de Los Reyes também integra o elenco da novela que tem como título Geração Brasil.

Em 2006, o ator participou do Sítio como o Príncipe Théo e agora interpretará ao lado de Isabelle, uma das protagonistas da trama.

fd

Dia 5 de Maio estreia “O Sumiço da Emília” no Gloob

 

fd

O Canal Gloob vem agradando os telespectadores por apresentar uma sequência lógica de exibição dos episódios do Sítio do Picapau Amarelo. O canal foi o terceiro a começar a exibir a reprise do infantil.

No próximo dia 5, a história a ser reprisada é O Sumiço de Emília. Na trama, Emília vai ser sequestrada pela dupla Dona Carochinha e a bruxa Cuca porque as duas querem o faz de conta da boneca sapeca. Na aventura irão aparecer caçadores atrás de um papagaio azul, ameaçado de extinção. O Episódio terá participações de atores veteranos.

Sítio na TV


Em 1952 estreava na televisão a primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, o primeiro programa infantil da televisão brasileira. O sucesso foi tão grande que o programa ficou no ar por 11 anos.
O maior desafio dos autores, Tatiana Belinky e Julio Gouveia, era transformar as palavras de Lobato em cenas para a telinha. Sem contar na busca por manter uma linguagem rural e ainda assim urbanizada para que as crianças das grandes metrópoles pudessem se identificar também. Por este motivo, o personagem Pedrinho ganhou destaque e fazia a ligação do Sítio da sua avó, Dona Benta, onde ia passar as férias, com a cidade onde morava.
Além de passar no Brasil, o seriado foi parar também no Chile, Colômbia, Itália, Paraguai, Portugal e outros países.
Em 1979, a Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, elegeu o Sítio do Picapau Amarelo como um dos melhores programas infantis do mundo.
Além dessa primeira versão, foram lançadas outras em 1964 , 1967 e 1977, essa em especial durou seis ano, até 1983. E em 2001 foi ao ar uma nova série que ficou até 2007. E em 2012 estreou a versão em desenho animado, que é exibida atualmente e que a gente tanto ama.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Livro de Monteiro Lobato é indicado em site UOL

No dia do Livro, o site separou opções de leitura

fd

Hoje, dia 22 de Abril, é o dia do Livro, o site UOL crianças separou 8 opções de livros infantis de escritores famosos para a criançada se divertir. O Blog Mundo do Sítio também indicou o mesmo livro que o UOL:A Contagem dos Sacis. A nova edição de A contagem dos sacis revela um livro que ficou escondido por mais de 65 anos e que manteve seu encanto intocado pelo tempo.

Propaganda

fd

Sítio no Descobrimento

Hoje é o dia LIVRO - LUCIANA SANDRONI - O SITIO NO DESCOBRIMENTO - ISBN: 9788525032447do descobrimento do Brasil. Que tal uma leitura baseada na obra de Monteiro lobato?  O Livro Sítio no Descobrimento, escrito por Luciana Sandroni foi lançado pela primeira fez em 2001. No ano passado, uma nova edição chegou às livrarias. A história se passa no Sítio, onde a turma decide fazer uma viagem no tempo; na época em que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral.

Saiba mais sobre o descobrimento do Brasil:
Portugal foi o pioneiro na expansão marítima, depois foi a Espanha. Portugal vai "dizer" que o oceano é dele,  entrando em conflito com Espanha. Em 1500, Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil, mas passou por muitas dificuldades no mar. Todas essas dificuldades são vistas pela turma do Sítio no livro. Hoje se discute muito se foi intencional ou ocasional. O que sabe é que o navegador tinha uma das melhores frotas. Depois de fazer contatos com os índios, que foi muito bem escrito no livro de Luciana, resolveram explorar o local. O pau brasil, madeira utilizada para fazer tintas para roupas, foi considerado um extrativismo predatório.


O livro
Pela mão da autora, a turma do Sítio do Picapau Amarelo viaja, por uma irrecusável susgestão da Emília, para, num pequeno recuo no tempo, o velho Portugal e o novo Brasil do Ano da Graça de 1500. A turma toda, inclusive as meio relutantes Dona Benta e Tia Anastácia!. O leitor pode imaginar o que esta turma aprontou às voltas com os acontecimentos e as figuras históricas daqueles tempos e daquelas paragens? Não foram poucas as estripulias armadas por Emília e seus companheiros turistas da incrível viagem, navegando nas caravelas, perturbando navegantes e marujos, o próprio Cabral, e também alguns outros importantes personagens.

 

fd

Propaganda da primeira versão do livro

Ilustrador de Sonhos: Belmonte

 

fd

“O artista tem que viver entre o povo, embora não deva fazer concessões à popularidade. Ser popular não é o mesmo que ser vulgar. O "xis" da questão está em tomar um assunto complicado e difícil, digerí-lo, simplificá-lo e torná-lo acessível ao grande público. Resumir numa charge, por exemplo, um problema econômico ou financeiro, eis o ideal(...) fazer arte para ser entendido por algumas pessoas é criar uma aristocracia artística."

Belmonte

Belmonte, o grande caricaturista da década de 40, criador de inúmeros personagens, entre eles o famoso Juca Pato, que utilizava suas críticas a sociedade nas páginas da "Folha da Manhã", foi quem conseguiu, com maestria, configurar as situações criadas por Monteiro Lobato do Sítio do Picapau Amarelo.

"Belmonte realizou um trabalho de muito bom gosto, "arredondado", que teve muito haver com o grafismo da época e foi o único que conseguiu captar a obra de Lobato". Assim, é que Ivo Branco, jornalista e cineasta define o trabalho de Belmonte. Ivo Branco realizou o ano passado um curta metragem a pedido do museu Imagem e Som, da Universidade de Taubaté, que juntos, realizaram um projeto para comemorar o centenário do escritor.

Belmonte iniciou a criação dos personagens infantis, na década de 30, nas páginas da Folha da Manhã, com Bastinho e Bastião. Na década de 40, Belmonte começou a dar corpo aos personagens de Lobato. Para Ivo Branco, a criação do desenhista não se resumia aos livros de Lobato, mas sim em vários veículos.

Foi Belmonte que trouxe uma Emília com feições mais humanas, tendo evoluído para as bonecas que imitavam o rosto infantil - mantendo os "olhos de retrós", ou seja, dois pontos negros (1936-39).

Livros Novos


Para quem gosta de ler as histórias de Lobato nada melhor do que edições novinhas, adaptadas com a linguagem atual e com aquele cheirinho de livro novo que a gente tanto gosta.
Para ajudar a leitura das crianças mais novas, a Globo Livros lançou a coleção Pirlimpimpim, com pequenas histórias das obras de Lobato em uma versão curta e fácil de ler. São oito livros publicados nesse formato: O noivado de Emília, O medo, O pedido de casamento, O mês de abril, As formigas ruivas, A história de Emília, As jabuticabas e Os sete leitõezinhos. Este ano devem sair mais dois títulos.

A contagem dos sacis e No tempo de Nero foram dois títulos que ficaram esquecidos desde a década de 40 e ganharam um nova edição em 2013. O primeiro conta o dia que o Pedrinho soltou o Saci da garrafa para que ele fosse para a festa da contagem de Sacis com o chefe do bando. E o segundo narra as aventuras do pessoal do Sítio na Roma Antiga.

E para quem é colecionador das histórias de Lobato, tem uma edição especial do Reinações de Narizinho, com capa dura e as ilustrações originais da primeira publicação da obra que foi lançada em 1931.

Curiosidades Monteiro Lobato


A gente adora o Monteiro Lobato, o Sítio do Picapau Amarelo e todos aqueles personagens incríveis. Mas tem coisa que aposto que você não sabe sobre eles e, é claro, que a gente conta para você!


Monteiro Lobato vivia dizendo que tinha nascido em 1884, mas a verdade é que ele nasceu em 1882.


O seu filósofo favorito foi o alemão Friedrich Nietzsche.


O primeiro livro que Lobato escreveu foi ‘Urupês’, que mostra quem é o verdadeiro caipira. E foi o próprio escritor quem ilustrou a primeira edição do livro.


A Menina do Nariz Arrebitado foi o primeiro livro infantil publicado por Monteiro Lobato.


Dia 18 de abril, data de nascimento do Lobato, foi escolhido como Dia do Livro Infantil.


Sabe o marinheiro Popeye? Nos livros do Monteiro ele era um rapaz encrenqueiro.


O nome da Dona Benta é Benta Encerrabodes de Oliveira.


E Lúcia? Você sabe quem é? É o nome da Narizinho.


O Marquês de Rabicó tem esse nome porque ele tem o rabo pequeno.


E sabia que a Tia Nastácia cozinhou até para o São Jorge na lua?


O Visconde de Sabugosa descobriu petróleo nas terras de Dona Benta.


A primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo para TV foi exibida em 1951.

Vídeo

Sala de Notícias- Monteiro Lobato

sábado, 19 de abril de 2014

Anderson Ornelas Filho interpreta o Saci, do Sítio do Picapau Amarelo, em praia do Rio

 

O ator foi o primeiro a viver o personagem no seriado infantil

fd

Quem disse que só o Coelho da Páscoa chama atenção nessa época do ano? O ator  Anderson Borde Ornelas Filho, primeiro ator a interpretar o Saci Pererê do seriado Sítio do Picapau Amarelo, decidiu quebrar a tradição e apareceu vestido à caráter no Rio de Janeiro para relembrar a data do dia 18 de Abril.

A intervenção artística aconteceu na praia do Quebra Mar, durante a tarde desta sexta-feira (18). O ator divertiu os pedestres contando e interpretando as histórias Monteiro Lobato.

Vale a Pena Lembrar: Vídeo Show relembra os índios da telinha

fd

Já é de praxe o Vídeo Show relembrar índios que invadem os programas da Globo. No Sítio, já passaram muitos deles e aprontando muito. Em 2010, o programa relembrou as tribos que invadiram a telinha.

 

http://videoshow.globo.com/videos/v/video-show-relembra-os-indios-da-tv/1371121/#/Programa/20101108/page/1

Os índios que visitaram o Sítio!

 

Índios, tribos e ocas. A população indígena invadiu o Sítio do Picapau Amarelo inúmeras vezes. Vamos relembrar alguns deles:

Na história Os Doze Trabalhos de Hércules, Narizinho encontrou uma índia, chamada Maíra, perdida no capoeirão. A menina levou ela para o Sítio e as duas ficaram muito amigas. O pai de Maíra, Cuiamebe, invadiu o Sítio com outros índios para encontrar sua filha.

Muitos índios apareceram na história Aventuras de Hans Staden. O episódio contou todas as aventuras de um alemão que veio para o Brasil na época do descobrimento e sofreu bastante com uma tribo indígena!

Índios de algumas tribos invadiram o Sítio na história Juca Pirama. A aventura é baseada em um poema e conta como um índio se entregou para um sacrifício para a tribo inimiga. É claro que a turma do Sítio entrou em ação neste episódio!

No episódio Os Bandeirantes, os buscadores de ouro prendiam índios para os obrigarem contarem tudo sobre locais com pedras preciosas. Os malvados faziam cada coisa com eles. Mas a turma também se intrometeu na história!

A índia Jajale levou toda turma do Sítio para a Floresta Amazônica. No meio desta aventura apareceram vários índios que causaram conusão por toda a mata.

NOW com episódios do Sítio!

fd

 

A Net é uma empresa brasileira que oferece canais por assinatura, trata-se de uma parceria com as Organizações Globo com a Embratel. A operadora possui O NOW, uma espécie de locadora direto da sua TV que possui mais de 10.000 filmes em seu catálogo.

O Sítio do Picapau Amarelo possui alguns episódios para compra.As histórias são as que foram lançadas em DVD. Como é da Globo, é normal que tenha os episódios baseados na obra de Monteiro Lobato.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Vídeo

Todas as Letras- Parte 1

Vídeo

Monteiro Lobato

Parabéns, Monteiro Lobato!

fd

Globo Livros comemora o Dia de Monteiro Lobato com divulgação

fd

O livro Reinações de Narizinho-Edição luxo é uma das dicas no facebook da Globo Livros

Conhecido como a locomotiva do comboio da saga do Picapau Amarelo, "Reinações de Narizinho" reúne as onze histórias que Lobato começou escrevendo em 1920. Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e, claro, Emília, que comanda todas as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve, o Gato Félix, todos ilustres convidados de cada uma das festas. Na nova edição, destacam-se a manutenção da sintaxe e do vocabulário do original de 1931, o que resultou em uma preciosa e necessária referência para os debates lobatianos dos tempos atuais.

Comemore o Dia Nacional da Literatura Infantil com "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato: http://glo.bo/1hkZiSV

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vídeo

O Pequeno Samurai

Curiosidades: As Cartas de Lobato


Sabe quando a gente gosta muito de alguém e resolvemos mandar um recado para a pessoa? Bom, muita gente gostava das histórias que o Monteiro Lobato escrevia e por isso ele recebia muitas cartas de seus leitores.


Certa vez, um garoto de 8 anos, João Bernardo,escreveu para autor para pedir um pouquinho do pó do pirlimpimpim. Esperto, né? Imagina ter um pouquinho só para você!


Outro recado curioso que Lobato recebeu foi de Alariquinho, filho do seu amigo Alarico Silva, que dizia ter esperado até a meia-noite, junto de uma lanterna, mas não conseguiu caçar nenhum saci.


Tinha até pedido especial, como o de Vilma que queria um remédio para curar o seu gato Belzebu, “Se o senhor não souber, peça ao Visconde”.
Mas Lobato não recebia apenas pedidos tinham também grandes elogios, como o de Wanda que disse, “O senhor tem um modo tão simples de dizer as coisas difíceis que elas se tornam logo mais fáceis”. E isso é verdade! Não podemos discordar da Wanda.


Imagina a alegria do escritor ao ler as cartas que recebia? E você? O que diria ao Lobato se ele ainda estivesse vivo? Conta pra gente!

Cartoon Network torna-se o 4º canal mais assistido do Brasil

O Desenho do Sítio é sucesso no canal

  fd

 

O Cartoon Network fechou o mês de março como o quarto canal de TV mais assistido do Brasil (1) e o primeiro na TV por assinatura (2), entre todas as pessoas com TV paga no País. Isto significa que a marca multiplataforma da Turner ultrapassou redes abertas como Band, Rede TV! e Cultura, ficando atrás apenas da TV Globo, Record e SBT.

Trata-se de uma performance inédita em toda a história do canal.Na área de produções nacionais, destaque para os novos episódios de SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, que esteve na lista dos 10 programas mais assistidos do canal em março, e de TURMA DA MÔNICA.

Para Daniela, diretora de conteúdo do canal, o grande diferencial da emissora é que ela tem condições de se adaptar rapidamente às mudanças de opinião dos telespectadores e seu comportamento, diferentemente de seus concorrentes. Para abril e maio, a expectativa do Cartoon é que estes números aumentem ainda mais.

Ilustrador de Sonhos: Voltolino

 

fd

Voltolino Lemo Lemme, talves nosso principal caricaturista da década de 10 e 20. Voltolino ilustrou pela primeira vez as edições que eram publicadas pela editora que levava o nome de Monteiro Lobato.

fd

Tudo começou simplesmente como em todas as histórias: "Era uma vez..." No ano de 1921, Monteiro Lobato lança na Revista do Brasil precisamente na edição nº. 61 de janeiro o conto "Lucia, ou a Menina do Narizinho Arrebitado". Trata-se de um fragmento com ilustrações de Voltolino em nove páginas. Os fragmentos são: O Enterro da Vespa e A pescaria da Emília. Seria uma experiência que se abriria com o lançamento de A Menina do Narizinho Arrebitado. O primeiro livro genuinamente brasileiro que a partir desse momento seria o marco de libertação da infância nacional.

Voltolino desenhou apenas algumas ilustrações, mas foi o bastante para iniciar uma grande obra: O Sítio do Picapau Amarelo.

Vídeo

O Pequeno Samurai

Curiosidades Sítio do Picapau Amarelo


O encantador Sítio do Picapau Amarelo do Monteiro Lobato é muito mais do que a gente lê nos livros. Você sabia que a história conta um pouco da vida do escritor também?


Por exemplo: a Dona Benta é inspirada na vovó do Lobato, a Anacleta. Ela era professora e conhecia um monte de histórias que adorava contar para as crianças. Bem parecida com a avó do Sítio, né?


A Tia Nastácia também é uma homenagem, ela representa a Joaquina, uma grande amiga do escritor. Joaquina trabalhava na casa dele quando ele ainda era criança e Lobato adorava vê-la pescar no ribeirão.


O Visconde de Sabugosa também tem relação próxima, bem ele era mesmo uma espiga de milho! É que Lobato adorava montar bonecos feitos de legumes, assim ele podia sempre criar e recriar histórias.
Créditos: Julyana Oliveira (texto)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Vídeo

Especial Abril Monteiro Lobato- O Fantasma do Casarão

Vídeo

Especial Abril Monteiro Lobato - O Fantasma do Casarão

Isabelle Drummond chega aos 20 e diz: 'Não quero ser totalmente adulta nunca'

fd

 

Todo mundo viu Isabelle Drummond crescer (e ficar mais linda a cada trabalho!) na televisão. Hoje, a atriz completa 20 anos e, prestes a encarar o desafio de mais uma novela, conversou com o site de Geração Brasil sobre a transição entre menina e mulher pela qual passa. Logo depois de gravar suas cenas, a aniversariante mostra serenidade ao falar de seu amadurecimento.

Com as madeixas mais compridas, bem platinadas e um ar adulto, características de Megan, personagem que vai interpretar na nova trama das sete, Isabelle não deseja se enquadrar no estereótipo de sex symbol. “Não penso e nem me preocupo com isso”, sentencia a atriz, que, com seu jeito calmo, ainda afirma não sentir qualquer peso pela idade: “O amadurecimento veio naturalmente. Estou no caminho da vida adulta, mas não quero ser totalmente adulta nunca. Quero ter a menina dentro e ser a mulher quando necessário”.

Quando o assunto é trabalho, a atriz demonstra que é focada. Feliz com a oportunidade de interpretar a patricinha Megan, ela conta o que espera: “Nunca penso no tamanho do personagem, mas no que ele vai causar nas pessoas, no que vai trazer para o público. Estou na expectativa. Não sei qual vai ser a energia dela na TV”.

Amanhã estreia Ilustrador de Sonhos!

 

emiliasdd

Para abrir a programação de 2014 do Pablog do Sítio, um novo quadro estreia a partir de amanhã: Ilustrador de Sonhos. Que tal conhecer um pouco mais sobre os ilustradores dos livros de Monteiro Lobato. Desenhos da Emília e sua turma vão ser postados junto com curiosidades dos desenhistas. E nada melhor que a estreia desse quadro na semana de comemoração do dia do livro e de Lobato, não é?

terça-feira, 15 de abril de 2014

Vídeo

Especial Abril Monteiro Lobato - Chamada Sítio 2006

O Encanto de Emiliano Queiroz

 

O ator interpreta um padre na novela Meu Pedacinho de chão

 

Quem não se lembra do ator Emíliano Queiroz no Sítio do Picapau Amarelo? Foram várias participações e a primeira aparição foi no episódio O Minotauro, onde o ator deu vida ao famoso filósofo Sócrates. Mas não foi apenas uma vez, em 2003 ele voltou na pelo do Mago Merlim, na história A Lenda do Rei Arthur. Pelo visto, o ator foi bem visto como um mago e voltou em 2006 como o Mago Mor.

Atualmente, Emiliano Queiroz pode ser visto na nova novela das 6, Meu Pedacinho de Chão onde interpreta um padre. A novela tem um encantamento muito parecido com o Sítio do Picapau Amarelo, afinal o foco são os pequenos. Emiliano Queiroz encanta gerações de crianças com personagens memoráveis.

Suas participações no Sítio:

fd