Buscar no Blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sítio em desenho não será exibido neste sábado!

Ficheiro:Criança esperança.pngDevido a programação especial da TV Globo, o Sítio do Picapau Amarelo não será exibido amanhã. A Programação especial será referente ao Criança Esperança, uma campanha nacional de mobilização e conscientização em prol dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Sítio não consta na programação de Setembro da Cultura!

A TV Cultura divulgou a programação de setembro e o Sítio do Picapau Amarelo não aparece em nenhum horário. Para piorar, o roteiro online da programação de hoje não consta os comerciais do infantil. Parece que o canal ainda não se decidiu em relação a exibição da obra de Monteiro Lobato.

O mesmo fato ocorreu em julho, quando o Sítio não estreou nas férias e deixou vários fãs frustrados.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Elias faz uma pequena aparição no Vídeo Show!

fdHoje o vídeo Show fez um quadro especial mostrando como ocorre um terremoto na telinha. O Elias de 2006 fez uma pequena participação.

http://tvg.globo.com/programas/video-show/videos/t/programas/v/otaviano-costa-e-rodrigo-fagundes-mostram-como-sobreviver-a-um-terremoto/2789966/

Isabelle Drummond no TV Xuxa

fdEla começou bem novinha na televisão, fez a eterna personagem do Sítio do Picapau Amarelo - Emília -  e hoje arranca muitos suspiros dos marmanjos com a nova fase da sua personagem Giane, na novela Sangue Bom. Já sabe de quem estamos falando? Se você pensou na fofa da Isabelle Drummond, acertou na mosca. No último TV Xuxa, a gata conversou com a rainha e abriu seu álbum de fotos.

Hoje aos 19 anos, Isabelle conta, nos bastidores do TV Xuxa, como foi amadurecer aos olhos do público. "Todo mundo fala: 'Ela cresceu, meu deus, te vi tão pequena’, isso é até bom eu acho. É bom as pessoas terem acompanhado meu crescimento junto com os meus personagens. É bom o público já ter intimidade com o ator, de certa forma é claro, não profundamente", analisa a jovem.

Mas o sucesso e a fama, desde muito cedo, não fizeram com que a gata expusesse sua vida pessoal para o público. Sempre bem reservada, ela explica por que não gosta de se expor: "Na verdade eu não tenho falado da minha vida, na verdade eu nunca falei muito. Nunca deixei muito claro o que está acontecendo ou não, tem coisas que são muito íntimas e que podem atrapalhar o olhar das pessoas quando assistirem ao meu personagem na novela. Não quero que minha vida profissional se misture com a pessoal".

http://tvg.globo.com/programas/tv-xuxa/videos/t/programas/v/isabelle-drummond-responde-se-tatuagem-nas-costas-e-uma-aguia-ou-um-pato/2780069/

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Globo lança o primeiro DVD da série animada do Sítio do Picapau Amarelo

Globo lança o primeiro DVD da série animada do Sítio do Picapau Amarelo

O DVD ‘Aventuras no Reino das Águas Claras’ tem seis episódios da 1ª temporada da série em animação exibida na Globo e trazem as aventuras de Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Rabicó e a vilã Cuca.  A série foi produzida em alta definição por meio de uma parceria entre a TV Globo e a produtora Mixer.


O DVD ‘Sítio do Picapau Amarelo – Aventuras no Reino das Águas Claras’ pode ser encontrado no portal Globo Marcas (www.globomarcas.com), pelos telefones (21) 2125-7025 (todo o Brasil), (11) 2196-7025 (São Paulo) e em lojas especializadas. Preço Sugerido R$ 27,00.

Projeto 'Viajando com Monteiro Lobato' chega a Bauru nesta 4ª feira

Projeto histórias de Monteiro Lobato (Foto: Divulgação / Prefeitura de Boituva)Projeto divulga histórias de Monteiro Lobato (Foto: Divulgação / Prefeitura)

A partir desta quarta-feira (28), o projeto 'Viajando com Monteiro Lobato’, estará em cinco escolas da região de Bauru (SP) até o dia 30 de agosto. As apresentações tem como objetivo levar literatura e teatro às diversas comunidades.

As apresentações serão realizadas em um caminhão itinerante especialmente adaptado, que conta com estrutura completa: palco, camarim e sistema de som. Tendo como ação principal uma peça teatral ligada às obras do escritor infantil Monteiro Lobato, os atores que interpretam personagens do Sítio do Picapau Amarelo, convidam o público a interagir sobre assuntos relacionados à ética, cidadania e à preservação do meio ambiente.

A peça é encenada por três educadores caracterizados de Cuca, Tio Barnabé e Visconde de Sabugosa, personagens do Sítio do Picapau Amarelo, uma das obras mais conhecidas do escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Direcionada para crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos matriculados na rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social, o projeto busca despertar o interesse pela leitura, música e teatro. As atividades desenvolvidas estimulam a criatividade, a escrita e a expressão verbal, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico, do pensar e refletir através do acesso à educação e cultura. 

Confira a agenda do projeto em Bauru

-  Quinta-feira (29)
9h e 14h –Escola Emei Caic - Jardim Nova Esperança
Endereço: Sargento José dos Santos, Q 12 – Nova Esperança.

- Sexta-feira (30)
9h e 14h - Escolas Emei Floripes Silveira de Souza e Emei Vera Lucia Cury Savi.
Endereço: A ação acontecerá na Praça Mirtes Sakai Bastos Pinto

Sítio em Setembro na TV Cultura!

Nos roteiros diários e atualizados da TV Cultura aparecem as vinhetas do Sítio do Picapau Amarelo. A novidade é que agora os comerciais estão anunciando o Sítio para Setembro. A vinheta “Vem Aí” Setembro é mais uma das propagandas exibidas durante a programação. Só resta esperar para a estreia.

O Segredo da Emília: Galeria de Imagens

Que a Emília é boa de conversa isso, a gente já sabia. Mas no último episódio ela descobriu um segredo da Dona Aranha que ninguém mais poderia descobrir. Você assistiu?

Ela prometeu para a costureira do Reino das Águas Claras não revelar nem mesmo para Narizinho e Pedrinho. No entanto, os dois meninos decidiram testar a boneca e saber se ela estava disposta a ficar calada de verdade.

No meio da brincadeira, os três caíram em uma grande confusão. A grande inimiga de Dona Aranha capturou Narizinho e Pedrinho e só prometeu soltar quando soubesse do segredo.

Emília bem que tentou enrolá-la no início, contando uma das ideias que veio na sua cabeça, mas a vilã logo descobriu a mentira.

Esperta, Emília conseguiu soltar os meninos ao descobrir um novo segredo, dessa vez da aranha malvada.

Tudo terminou bem, mas a boneca prometeu que não quer ouvir mais segredos.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Lenda da Vitória Régia

Essa é uma lenda lá da região amazônica que conta que as índias de uma aldeia eram tão encantadas com a beleza da lua que queriam viver no céu, bem pertinho dela. De todas as moças, a mais apaixonada era a guerreira Naiá.

Certa noite, depois de ver o grande reflexo da lua no lago, Naiá quis tocá-la. Aproximou-se, mas não conseguiu encostar na imagem e acabou afundando na água. Depois disso, a índia não foi mais vista na aldeia em que vivia.

A lua ficou muito triste pelo sumiço da moça e criou uma planta que fica sempre mais bonita durante a noite, quando abre sua flor e se enfeita, em homenagem à lua.

A vitória régia tem folhas redondas e é uma das maiores plantas aquáticas do mundo. É conhecida também por alguns outros nomes, todos de origem indígena: Jaçanã, Irupé, Uapé, Nampé, Iapucacaa e Aguapé-assú.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

TV Cultura anuncia Sítio do Picapau Amarelo!

fdA TV Cultura deixou muitos fãs insatisfeitos com a atitude de anunciar o Sítio do Picapau Amarelo e depois desistir da exibição. Agora, o canal está exibindo novas chamadas do programa, com o slogan "VEM AÍ". A Imagem acima é o roteiro online do dia de hoje do canal e as as propagandas estão sendo divulgadas.

Acima mostra os horários da programação completa da TV Cultura, inclusive as propagandas. A Chamada do Sítio está no roteiro online divulgado pelo canal.

Lenda do Uirapuru

O uirapuru é o pássaro com um dos cantos mais bonitos de toda a floresta. Quando ele canta, todos os outros animais ficam em silêncio para admirar seu canto. É tão especial, que existem duas histórias sobre o seu surgimento. Você sabia?

Uma delas diz que um jovem índio apaixonou-se pela filha do cacique de sua tribo, um homem muito ciumento. Por não poder declarar o seu amor, o guerreiro pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro, para cantar as mais belas canções para sua amada.

Outra história diz que o chefe de uma aldeia queria escolher sua esposa e pediu a duas jovens da tribo que participassem de um desafio. Ele se casaria com a moça que acertasse a flecha em um alvo colocado bem alto. No entanto, a moça mais apaixonada não acertou a mira e ficou muito infeliz. Chorou e pediu à Tupã que a transformasse em um pássaro, para poder observar seu amado, mesmo que de longe.

Não se sabe qual dessas histórias é verdadeira, se a do guerreiro ou a da índia, mas por conta das duas lendas o uirapuru também é chamado de “rei do amor”, o pássaro dos apaixonados.

domingo, 25 de agosto de 2013

Vídeo

A Pedra Verde

Vídeo

A Pedra Verde

sábado, 24 de agosto de 2013

Vídeo

O Segredo da Emília

Vídeo

A Bela e a Fera

Vídeo

A Bela e a Fera

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Próxima Visita ao Sítio Mairiporã!



Terceiro epsiódio: O Segredo da Emília

Emília descobre sem querer um segredo da Dona Aranha e promete escondê-lo a qualquer custo. Mas Narizinho e Pedrinho não se convencem de que a boneca conseguirá guardar essa informação por muito tempo.

Brava com as provocação dos amigos, Emília decide então que não revelará a informação mesmo que para isso tenha que enfrentar uma série de aventuras.

Como será que essa história vai acabar?

você não pode perder o episódio de amanhã. O desenho vai ao ar às 8h, na TV Globo.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Livros do Folclore

Que tal se divertir com livros sobre o folclore:

Este livro de Monteiro Lobato narra mais uma temporada de férias de Pedrinho. O valente neto de Dona Benta vai ao Sítio do Picapau Amarelo em busca de novas aventuras e resolve caçar um Saci. Depois de capturar o mais famoso personagem do folclore brasileiro, Pedrinho faz um trato com o Saci e os dois se tornam amigos inseparáveis, participando juntos de aventuras incríveis.

 

Tia Nastácia e o Folclore, histórias para ler, criar e representar tem como tema a cultura popular do Brasil, apresentando várias manifestações folclóricas como mitos e lendas, simpatias, adivinhas, parlendas, brincadeiras, provérbios, superstições e crendices que estão incorporados ao dia-a-dia dos brasileiros. Descreve ainda vários mitos e sua distribuição pelas regiões do país e traz o roteiro de uma peça de teatro que, de forma lúdica, ajuda a transmitir esses conhecimentos da sabedoria popular ao público infantil. Ensina também a fazer um Saci dentro da garrafa com material reciclado e a esculpir uma galinha d´angola em argila.

"Folclore Brasileiro" traz muitas histórias, saiba por que o folclore brasileiro é tão rico. Venha dançar frevo, maracatu, chula, quadrilha. Entenda a origem das danças brasileiras. Entre nessa festa, e fique por dentro das animadas festas nacionais

Neste livro, Pedrinho passa a noite na mata junto com o Saci para desvendar os segredos da floresta.
Acompanhado pelo amigo de uma perna só, o menino vê de perto o Curupira e outros sacis. Ele também ouve histórias de arrepiar, como a do Jurupari, do Boitatá e do Negrinho do Pastoreio.
Entre um susto e outro, o menino aprende muito com o Saci, que diz que as coisas só existem quando se acredita nelas.

O FOLCLORE NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO

MONTEIRO LOBATO: VIDA E OBRA FOLCLÓRICA

Nascido em Taubaté, em 1882, Monteiro Lobato tornou-se um dos mais representativos escritores brasileiros. Desde o período em que morou no interior, deteve-se em observar e apontar os problemas e as dificuldades que marcavam a vida das pessoas rurais. Não poupou esforços para mostrar um Brasil desconhecido por muitos. Dessas observações, criou o personagem Jeca Tatu, típico caipira acomodado e miserável do interior paulista.

Lobato, declarado nacionalista veemente, condenava qualquer influência estrangeira. Valorizava a cultura regional e era fascinado por histórias, costumes e crenças. Foi também um extraordinário contador de histórias e de casos interessantes, logo, não é por acaso que se tornou um dos primeiros autores de literatura infantil no Brasil. Seus personagens mais famosos são a boneca Emília, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Anastácia, o sabugo de milho Visconde de Sabugosa, o porco Rabicó, entre outros. Todos eles inseridos no contexto do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar simples em sua própria magia.

Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil. Além de criar personalidades, Lobato foi responsável por popularizar personagens do folclore para suas histórias, enriquecendo e ressaltando a cultura nacional.

 

AS RIQUEZAS DO FOLCLORE BRASILEIRO NA OBRA DE MONTEIRO LOBATO

Em um de seus livros, intitulado Histórias de Tia Anastácia, a boneca Emília explica a Pedrinho o significado da palavra “folclore”: “Dona Benta disse que folk quer dizer gente, povo; e lore quer dizer sabedoria, ciência. Folclore são as coisas que o povo sabe por boca, de um contar para o outro, de pais a filhos – os contos, as histórias, as anedotas, as superstições, as bobagens populares”.

Quando falamos no folclore brasileiro, a figura do Saci Pererê é, sem dúvida, a maior lembrança. O Saci é um negrinho de uma perna só, muito peralta, e que apronta travessuras o tempo todo. Os primeiros registros de suas histórias vêm dos negros na região Sul do Brasil durante o período colonial, entre fins do século XVIII e início do XIX.

Por conta da sua influência, tornou-se personagem do Sítio do Picapau Amarelo, obra mais famosa de Lobato, em que as crendices e supertições de Tia Anastácia, as histórias de Barnabé e as maldades da Cuca enriquecem o universo da mais fantástica e singular obra da literatura infantil de todos os tempos. Além do Saci, Monteiro Lobato coloca em evidência outros elementos do folclore nacional como o Lobisomem, a Mula Sem-Cabeça, Boitatá, Iara e o Curupira. Vale ressaltar a capacidade de Monteiro Lobato de misturar a mitologia brasileira com personagens da mitologia grega, como a Medusa e Netuno, além de Dom Quixote, capitão Gancho e personagens dos contos de fada, como a Cinderela e o Pequeno-Polegar.

A magnífica obra de Monteiro Lobato, além de divulgar o folclore nacional, ultrapassou seu tempo, rompeu as barreiras e se fixou como uma das grandes produções infantis de todos os tempos.

Fonte: http://redes.moderna.com.br/2012/08/22/o-folclore-na-obra-de-monteiro-lobato/

Folclore!

Que tal procurar o Saci para colorir em mais uma postagem. Agora a imagem está na postagem A Pegadinha da Cuca. Que tal procurar?

O tratamento de beleza da Cuca – Galeria de imagens

Você assistiu ao último episódio do Sítio? A Emília decidiu que queria ficar rica. Por isso, teve uma ideia que prometia revolucionar os rostos de todo mundo da redondeza. Montou uma banca para vendar uma lama capaz de deixar qualquer um lindo.

A Cuca logo se interessou pela proposta. Chegou comprar quase todos os potes da boneca, mas ficou furiosa quando descobriu a mentira. Fez a Emília deixá-la bela de verdade.

Emília gastou quase todas as suas economias – e esforços – com essa difícil missão. Quebrou a cabeça, mas não é que a Cuca ficou mesmo bonita?

Tudo isso para encontrar outro jacaré que ela andava apaixonada. Mas, ao contrário do que a vilã imaginava, ele preferia a sua versão sem maquiagem.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Desenhos para Colorir

Quem gosta de desenhos para colorir, a partir de hoje o Pablog do Sítio fará um especial do dia do folclore. Imgens do Saci, da Iara e da Cuca estarão espalhados por algumas postagens do blog. A imagem de hoje está em uma matéria chamada: Os Bonecos que Encantam o Sítio. Que tal encontrar?

Campanha Multivacinação

Você conseguiu decifrar a charada? A porta de entrada para o pântano fica no Jardim do Labirinto do Minotauro. É a única porta que tem cor diferente.

Assim que chegar no pântano outros desafios aparecerão até você encontrar as crianças que precisam de ajuda. O Jonas lhe fará uma série de perguntas sobre a importância da vacinação. Afinal, a Campanha Nacional Multivacinação acontece a partir do dia 24 de agosto.

Avise seus pais, professores e responsáveis. É muito importante que todas as crianças menores de 5 anos estejam com a caderneta de vacinação em dia.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

É Folclore!

fd

A partir de amanhã vamos ter algumas surpresas no blog. Como o dia do folclore está próximo, o Pablog fará postagens especiais referente a data especial. Aguardem.

Sítio do Picapau Amarelo: Após ser provocada, Emília guarda segredo

Emília  (Foto: Reprodução/Divulgação)Emília está disposta a enfrentar o que for preciso para guardar o segredo da Dona Aranha
(Foto: Reprodução/Divulgação)

Emília está, mais uma vez, aprontando das suas. Em "O Segredo da Emília", episódio inédito do Sítio do Picapau Amarelo que a Globo exibe neste sábado, dia 24, a bonequinha mais travessa da televisão vai ter que se segurar para guardar um segredo.

Quando a  boneca descobre, sem querer, um segredo da Dona Aranha, Narizinho e Pedrinho provocam a boneca dizendo que ela não consegue guardar segredos. Emília, então, decide que vai conseguir guardar aquele segredo a qualquer custo, mesmo que, para isto, tenha que enfrentar grandes perigos! Será que ela vai conseguir?

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ex-Bruxinho do Sítio celebra contratação!

Henrique Ramiro ficou conhecido do grande público quando ainda era criança ao participar, sob comando de Márcio Garcia, do programaGente Inocente, da Rede Globo, nos anos 1999 e 2000.

Seu bom-humor acabou conquistando o núcleo de produção da novela Ribeirão do Tempo, da Record, folhetim no qual foi convocado a participar em apenas quatro capítulos. Com boas tiradas, o intérprete do personagem Sérgio na novela foi contratado, recentemente, pela emissora.

Ramiro acredita que foi justamente seu jeito bem-humorado que conquistou a diretoria da Record, que agora o chamou para permanecer até o final de Ribeirão do Tempo. Até então, Henrique trabalhava na Globo, tendo atuado, após Gente Inocente, na série Sítio do Pica-Pau Amarelo, nas minissérie Queridos Amigos e Casos e Acasos e na novela Cama de Gato, interpretando o personagem Macau, sendo esse seu último trabalho na emissora.

Sítio no Vídeo Show

fd

A Personagem da novela Saramandaia, Dona Redonda, causou um terremoto em cenas de programas da TV Globo. Em 2004, um tremor ocorreu no Sítio de Dona Benta e o vídeo Show não podia deixar de fora.

http://tvg.globo.com/programas/video-show/videos/t/programas/v/dona-redonda-provoca-terremoto-em-tramas-da-globo/2767897/

domingo, 18 de agosto de 2013

Opa, Globo Marcas!

fdO Site da Globo Marcas na página dos produtos do Sítio do Picapau Amarelo colocou um produto errado que não é do Sítio. O kit de cama à direita é da Turma da Mônica, um pequeno equívico. 

Vídeo

O Primo do Carijó

sábado, 17 de agosto de 2013

Quem sabe em Outubro!

A TV Cultura deixou muitos fãs do Sítio do Picapau Amarelo frustrados em não exibir a obra de Monteiro Lobato no dia primeiro de julho. Os comerciais já estavam sendo exibidos, mas o dia chegou e não ocorreu a estreia.

O mês de Agosto está aí e o Sítio não consta em sua grade de programação. A TV Cultura emitiu uma nota que estaria em dúvidas em relação a exibição do programa, mas não deu muita informação a respeito.

O mês de Outubro está para chegar e talvez o canal resolva estrear o infantil no mês das crianças para fazer uma lembrança a estreia da segunda versão que iniciou no dia 12 de Outubro de 2001. É uma possibilidade que é aguardada por muitos fãs do Sítio do Picapau Amarelo.

Vídeo

Tratamento de Beleza da Cuca

Lendas Brasileiras: Boitatá

fd

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Segundo episódio: O tratamento de beleza da Cuca

Emília apronta para a Cuca. Vende a lama do chiqueiro como um produto milagroso, capaz de deixar qualquer um mais bonito.

A vilã fica maravilhada com a possibilidade de se embelezar, mas não demora a descobrir que tudo não passa de uma brincadeira da boneca. Furiosa com a situação, Cuca exige que Emília arranje um jeito de deixá-la bela de verdade.

O que será que vai acontecer?

Você não pode perder. É amanhã, às 8h, na Rede Globo.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O Saci - Galeria de Imagens




Você assistiu ao primeiro episódio da segunda temporada? Foi ao ar sábado, dia 10 de agosto.
Para quem não viu, ou para quem gostou tanto que quer recordar, separamos algumas imagens.





A Dona Benta contou algumas travessuras do Saci. Animado com a conversa, Pedrinho decidiu procurar o Tio Barnabé para descobrir mais informações sobre o assunto.





O menino saiu de lá decidido a pegar o Saci. Depois de muito tentar, acreditava que não havia conseguido e acabou fazendo um acordo.





O Saci foi até o Sítio contando para todo mundo a valentia de Pedrinho. Mas, aos poucos foi revelando suas travessuras.





Ninguém escapou de suas artimanhas. E todos pediram para que o Pedrinho pegasse ele de novo.