Buscar no Blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Comidas curiosas das histórias do Sítio do Picapau Amarelo

O escritor Monteiro Lobato foi o fundador da literatura infantojuvenil no Brasil! Quem não conhece os personagens do "Sítio do Picapau Amarelo", como Pedrinho, Narizinho, Emília e tantos outros?

Foi através de Tia Nastácia (que segundo Dona Benta "nunca jamais queimou feijão nem coisa nenhuma") que Lobato divulgou a comida caipira em pratos como leitões à pururuca, costeleta com anguzinho de fubá, picadinho, virado de feijão com torresmo...

Pratos e quitutes diferentes sempre foram assuntos muito presentes nos livros da turma do Sítio. Vamos conhecer alguns casos?

Doce de Palmito
Certa vez, Pedrinho se viu mestre de um Saci e precisou contar com todas as habilidades desse lendário ser para passar a noite na floresta. O Saci preparou para o jantar um prato pra lá de peculiar: doce de palmito!

Com a ajuda de um besouro, chamado "serra-pau", cortou uma palmeira e extraiu dela o palmito. "Panelas também não faltam. É só procurar por aí alguma casca de tatu. Água temos dentro dos gomos de taquara; basta rachar um ou dois. E para gordura, é só quebrar uma porção de coquinhos e espremer entre duas pedras o óleo das amêndoas", disse o Saci.

O sal era um ingrediente difícil de se encontrar na floresta, mas havia mel e com ele o Saci preparou esse doce diferente, que fez Pedrinho admitir que ele era um cozinheiro ainda melhor que Tia Nastácia!

Nectar e Ambrosia

Em sua viagem à Grécia Antiga, Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa visitaram rapidamente o Olimpo, a Morada dos Deuses, para descobrir como seria o gosto do néctar e da ambrosia. O néctar é a bebida dos deuses e a ambrosia, a comida.

Visconde furta um pouco dos dois alimentos da "copa" dos deuses e Emília descobre que o néctar é uma espécie de mel dos deuses, mas "mil vezes mais gostoso que o das abelhas". Não enjoava nem era doce demais.

E a ambrosia? Emília "cheirou o alimento dos deuses, provou-o com a ponta da língua e fez cara de quem procura lembrar-se duma semelhança". Ela diria que a ambrosia era nada mais que curau de milho verde!

Panqueca pro Santo!

No livro "Viagem ao Céu", Tia Nastácia é forçada a passar uma temporada na Lua, junto com São Jorge e seu dragão.

Segundo ela, o santo era "um bom garfo". Ele e o dragão comiam com gosto as panquecas que a cozinheira fazia, assim como os seus famosos bolinhos de chuva!





Bolinhos de Chuva!

Foi esse mesmo prato, o bolinho de chuva, que salvou Tia Anastácia de ser devorada pelo Minotauro, mostro da mitologia grega que a raptara quando ela preparava o banquete do casamento de Branca de Neve.

Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa viajam para a Grécia Antiga para resgatá-la. Eles conseguem passar, sem se perder, pelo labirinto onde mora o monstro e encontram-na fritando tachos e tachos de bolinhos!

O Minotauro estava tão gordo com os quitutes que até desistiu de devorar a cozinheira!

Nenhum comentário: