Buscar no Blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Isabelle Drummond acha fácil interpretar Emília

Parece chavão, mas Isabelle Drummond nasceu para a coisa. Ou seja: viver a boneca de pano Emília, a personagem mais famosa de Monteiro Lobato. A garota de sete anos é tão geniosa e imprevisível quanto a personagem do Sítio do Pica-pau Amarelo. Durante as gravações em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na chácara onde são produzidas as externas do seriado global, Isabelle só fica quieta realmente quando as câmaras a focalizam. Outro momento de maior concentração é quando está passando o texto junto aos colegas do elenco. Fora isso, Isabelle corre de um lado para o outro até ser chamada a atenção por alguém da produção. "Mas não é só porque comecei a trabalhar cedo que não vou me divertir. Sou uma criança", avisa, com ar maroto.
Apesar da pouca idade, Isabelle deixa evidente que já sabe a responsabilidade que é representar Emília. Tanto que, antes mesmo da estréia, a instrutora de dramaturgia Vera Freitas conversou com a pequena atriz sobre as reportagens que falavam o quanto seria difícil uma criança convencer como Emília, personagem que só havia sido interpretada por adultas. "Sei que disseram que não iria conseguir. Mas estou achando fácil", desdenha a garota sapeca. Na verdade, Isabelle ainda está se acostumando com a rotina da profissão. Antes de gravar as cenas, por exemplo, a menina se reúne com Vera Freitas para passar o texto junto com César Cardadeiro, que vive o Pedrinho, e Lara Rodrigues Mattos, que interpreta a Narizinho. Os três se espremem no sofá para escutar a instrutora. Se não bastasse memorizar o próprio texto, Isabelle não perde a oportunidade de repetir as frases dos colegas quando eles esquecem. "A Isabelle é a que tem mais texto para decorar dos três. Nem sempre é fácil ela se concentrar, mas geralmente não temos problemas", afirma Vera.
Mesmo com mais texto que as outras crianças, Isabelle não se assusta com o volume de trabalho. Pelo contrário. Deixando transparecer uma das características mais peculiares dos artistas, a vaidade, Isabelle garante que gosta de decorar grandes textos. "Porque apareço mais nas cenas", explica, num misto de ingenuidade e esperteza. A franqueza aparente da menina, na verdade, fica ainda mais explícita quando está gravando. Em algumas ocasiões, ela parece esquecer o texto e precisa ser ajudada pela instrutora e pelo diretor da cena. Pedro Vasconcelos, diretor do Sítio do Pica-pau Amarelo, por exemplo, repete a frase já com a entonação correta para ajudar a atriz. Quando não resolve, prefere não insistir e esperar alguns minutos até Isabelle se concentrar. "Não estressamos as crianças de jeito nenhum. Quando a cena empaca, peço sorvete e frutas para descontrair", afirma o diretor.
Mas foi a própria Isabelle que insistiu para que a mãe, a comerciante Damir Drummond, a levasse até uma agência de modelos infantis quando ela ainda tinha seis anos. Assim que percebeu que a filha levava jeito para a profissão, acabou cedendo. Não demorou para Isabelle ser chamada para participar do filme Pop Star, estrelada pela apresentadora Xuxa, e fazer uma participação na minissérie Os Maias, como Rosa, a filha de Maria Eduarda, papel de Ana Paula Arósio. Mas após fazer os testes para interpretar Emília e ser confirmada pela Globo, a mãe de Isabelle ficou receosa. Tinha medo da carga de trabalho, se a filha iria ter alergia da maquiagem ou sentir muito calor com o figurino de Emília. "Falei tudo isso para ela, mas ela ficou muito empolgada para fazer. Não tive opção e acabei aceitando", reconhece a mãe.
No entanto, Damir não deixa que a filha se distancie dos estudos. Isabelle cursa a primeira série da escola pública Jacira Pi, que fica perto de sua casa no bairro de Itaipu, em Niterói, no Rio de Janeiro. Ela estuda pela manhã, almoça em casa e parte com um carro da Globo para as gravações no sítio em Guaratiba. Isabelle diz que adora a popularidade que ganhou na escola, mas reclama quando alguns colegas a chamam de Ervilha. "Adoro estudar, só não gosto de matemática", ressalva a atriz. Quando não está gravando ou na escola, Isabelle aproveita para reforçar em casa o seu lado artístico. "Ela adora colocar salto alto e imitar algumas cantoras, como Wanessa Camargo", entrega a mãe de Isabelle

Notícia: 2001

Nenhum comentário: