Buscar no Blog

terça-feira, 19 de abril de 2011

LOBATINHO é o novo símbolo turístico e cultural da cidade de MONTEIRO LOBATO-SP

“Lobatinho”. Esse é o nome do novo símbolo turístico e cultural de Monteiro Lobato, cidade do interior de São Paulo. O município que tem o nome de um ilustre literato, agora também possui um símbolo turístico e cultural que homenageia o escritor José Bento Monteiro Lobato e a literatura infantil.
O símbolo
O desenho foi apresentado ao público durante o “I Festival de Literatura Infantil”, promovido pela Prefeitura Municipal e pela Secretaria de Cultura e Turismo. A obra foi confeccionada pelo desenhista de 22 anos, Luis Rafael da Silva, morador da cidade. Feito em nanquim, a gravura apresenta um Lobato com traços infantis, lembranças de seu grande público, as crianças. A população já aprovou o “Lobatinho”, que agora pode ser visto em camisetas e no site oficial da cidade.
A escolha
A escolha do personagem foi definida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O símbolo homenageia o escritor José Bento Monteiro Lobato, que morou no município entre 1911 até 1918, quando o local ainda chamava-se Buquira.
Em terras lobatenses nasceram dois filhos, Ruth e Guilherme. Foi em Buquira que escreveu seus principais contos literários: Urupês (1914), Jeca Tatu (1914) e a fabulosa história de Emília, Visconde e Tia Nastácia. A inspiração para a principal obra infantil brasileira, o casarão da Fazenda Buquira, hoje é conhecido como o Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Em 1948, com a morte do escritor, a cidade deixa o antigo nome “Buquira” e torna-se Monteiro Lobato. Em todo o município, as histórias e os personagens de Lobato influenciam o nome de escolas, restaurantes, ruas e o artesanato local.
A criação do símbolo faz parte do projeto de preservação da memória do escritor e da literatura infantil. O desenho deverá ser utilizado em materiais publicitários do município, camisetas, no site oficial e também representar a cidade no projeto Circuito Mantiqueira.

Nenhum comentário: