Buscar no Blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Autor de Mil faces


Projeto de editora prevê relançamento de toda a obra (infantil e adulta) de Monteiro Lobato .Desde 2001, quando o Sítio do Picapau Amarelo ganhou uma nova série televisiva na Rede Globo, a obra de Monteiro Lobato retomou seu fôlego editorial. Primeiro, se trabalhou em outras adaptações: histórias em quadrinhos, jogos, álbuns de figurinhas, brinquedos etc. Só recentemente, se decidiu voltar ao original - ao texto do autor.O Sítio voltou a sair do ar, mas a Globo Livros intensificou seu trabalho com o autor.


Nos planos da editora, está relançar toda a obra do escritor - abrangendo livros destinados ao público jovem e adulto, passeando pelos gêneros do romance, contos, cartas, críticas, ensaios, adaptações, traduções e fragmentos.Até agora, cerca de 20 títulos foram reeditados. Se a obra infantil não poderia faltar (mesmo porque terá sempre venda garantida), o que mais chama a atenção são títulos raros da lavra adulta de Lobato. O único romance que escreveu - “O presidente negro” - chamou a atenção no final do ano passado, por prenunciar que um homem negro chegaria à presidência dos Estados Unidos.


No entanto, o livro não era dos mais raros.Bem diferente é o caso de “O sacy-pererê: resultado de um inquérito”, primeiro livro lançado por Monteiro Lobato, em 1918. A obra, uma compilação de depoimentos de todo o País sobre a personagem folclórica, tinha ficado restrita à sua primeira edição e a uma versão fac-similar, de minguada tiragem, que foi doada a bibliotecas públicas em meados da década de 1990.NovidadesEste mês, três novos títulos da coleção chegam às livrarias: “A Chave do Tamanho”, “Fábulas” e “Mundo da Lua”.

Nenhum comentário: