Buscar no Blog

sábado, 31 de maio de 2008

O sítio é um lugar onde tudo pode acontecer


A Folhinha visitou o "Sítio do Picapau Amarelo", em Guaratiba, Rio de Janeiro, onde estão sendo filmados episódios do novo programa infantil, que estreou no dia 12 de outubro, na Globo, no "Bambuluá". O sítio de Dona Benta, avó do Pedrinho e da Narizinho, ganha computador, forno de microondas, automóvel e até celular, mas as aventuras continuam misturando a realidade e a fantasia, com uma linguagem mais moderna. A nova versão das histórias do escritor Monteiro Lobato adaptada para televisão utiliza recursos de computação gráfica nas cenas em que bichos, legumes e bonecas falam. O Marquês de Rabicó, o Quindim, a Cuca e o Burro Falante são bonecos grandes, manipulados por controle remoto, como a Priscila da "TV Colosso". A voz de cada um deles é dublada em estúdio.

Notícia:2001

Sítio" terá festa de Halloween à brasileira


A novelinha infantil Sítio do Picapau Amarelo, da TV Globo, terá uma festa de Halloween à brasileira no capítulo do dia 8 de novembro.



No episódio, Antonica (Yachmin Gazal) decide organizar uma festa em homenagem ao Saci (Izak Dahora), aproveitando a comemoração do Halloween no colégio. O plano dela é adaptar essa celebração à cultura brasileira. Dona Benta (Suely Franco) e as crianças acham a idéia genial.
Narizinho (Caroline Molinari), Pedrinho (João Vitor da Silva), Emília (Isabelle Drummond) e Patty Pop (Thavyne Ferrari) vão correndo contar a novidade para o Saci, que dá uma notícia alarmante. Ele diz não ter o que comemorar, já que a espécie está em extinção.


Os saci-pererês nascem nos gomos de bambu e os estalos dessas plantas significam o nascimento de mais um integrante da espécie. No entanto, os bambuzais estão sendo devastados para a construção de prédios, impedindo a reprodução da espécie.


Emília, então, encarrega Visconde (Aramis Trindade) de construir uma máquina que faça sacis e o sabugo de milho não decepciona as crianças: ele produz uma chocadeira em que brotam diversos sacizinhos do bambuzal.

Notícia:2005

Elenco infantil permanece no "Sítio do Picapau Amarelo"


Isabelle Drummond encanta o público como a boneca de pano Emília desde a estréia do seriado, em outubro de 2001. E vai continuar na temporada de 2005, assim como seus colegas Caroline Molinari e João Vítor Silva, a Narizinho e o Pedrinho, respectivamente.Mas os dois últimos personagens já tiveram outras caras no atual "Sítio do Picapau Amarelo". Nos dois primeiros anos do infantil, foram interpretados pelos atores Lara Rodrigues e César Cardadeiro.Antes que houvesse a troca das crianças, em abril do ano passado, o "Sítio" ficou fora do ar durante todo o mês de março.Na época, a Central Globo de Comunicação informou que a estratégia foi adotada para que o público não se chocasse com a mudança dos atores que interpretam os personagens mirins.

Notícia:2005

Globo estaria à procura de nova Tia Nastácia


A atriz Dhu Moraes vai deixar o elenco do programa infantil Sítio do Picapau Amarelo, da TV Globo.
De acordo com a coluna Controle Remoto, do jornal O Globo, a emissora estaria à procura de outra intérprete para o papel.
Dhu é considerada magra demais para o personagem.
A produção da atração abrirá testes para encontrar outra atriz, mais no final Dhu ficou com a personagem,ela era muito boa no papel.

Notícia:2004

Bete Mendes na calçada da fama de Santos


atriz, que está vivendo uma fase especial interpretando D. Benta no Sítio do Picapau Amarelo, estará em Santos nesta sexta-feira (21/9/2007) para inaugurar sua estrela na Calçada da Fama, do Cine Roxy, às 19h.O evento é parte da programação paralela do 5º Curta Santos, que termina neste sábado (22/9/2007), com festa de encerramento e premiação.


Além de Bete, dois outros homenageados receberam a estrela até agora: Pelé e o compositor Gilberto Mendes. Às voltas com as gravações do Sítio do Picapau Amarelo, da TV Globo, ela conseguiu autorização para participar da homenagem e da festa de encerramento do Curta Santos no fim de semana. "Não poderia faltar, é uma emoção muito grande. Minha ligação com a cidade é de amor absoluto. E também com o Festival Santista de Teatro Amador porque foi ali, em uma conversa informal com o Toninho Dantas e o José Roberto Torero, que surgiu a idéia de fazer um festival de cinema. E nasceu o Curta Santos, que não poderia ter um nome melhor", comenta.A atriz está vivendo um momento feliz interpretando a famosa personagem de D. Benta: "Eu só tenho elogios.


O texto é muito bom, os autores estão respeitando a obra de Monteiro Lobato e têm a preocupação de mostrar as histórias sempre no Sítio. Eu estava terminando as gravações da novela Páginas da Vida, em março, quando veio o convite para o Sítio. Emendei um trabalho no outro, mas valeu a pena".Bete conta que não pôde ser avó na vida real, mas que está adorando a experiência, principalmente o retorno afetivo com o público. "Minha relação com as crianças e também com as vovós está sendo uma delícia. Ontem, por exemplo, estava tirando dinheiro de um caixa eletrônico e veio uma funcionária me dar um abraço. Essas coisas emocionam..."Apesar de intenso, o trabalho nas gravações tem sido muito divertido, conforme ela conta: "Toda a gravação é um prazer, nós rimos muito, parece que o Sítio é um ambiente real como se fosse uma grande família. Os diálogos, o figurino, a cenografia, tudo é muito bom. E, além disso, eu ainda tenho a oportunidade de dar conselhos de vovó para as crianças e citar escritores como La Fontaine e outros".

Notícia:2007

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Infantil


O episódio que marca a nova fase do “Sitio do Picapau Amarelo” é “A Menina da Selva”. A história foi gravada na Amazônia e contará com a participação especial da atriz Bruna Marquezine.

Notícia:2004

Sem tempo


Tathyane Goulart pode não fazer a próxima temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”. A atriz se considera feliz com o atual trabalho, mas por causa dele já teve de recusar outros convites. Dois deles seriam para o cinema, um dos sonhos da atriz, que já estudou cinema. Além disso, Tathyane pretende produzir, no próximo ano, seu primeiro espetáculo teatral. O projeto, inicialmente, estava previsto para estrear no início de 2008, mas as gravações adiaram seus planos.

Notícia:2008

Primeira aparição de Rodrigo Phavanello


Rodrigo Phavanello Fez uma participação como bandoleiro no Sítio do Picapau Amarelo, em 2004.”

Ordem de Embarque


Cininha de Paula vai semana que vem para Portugal, contratar atores lusitanos e dirigir cenas de "A Dama dos Pés de Cabra", episódio do "Sítio do Picapau Amarelo".

Notícia:2004

Adoro trabalhar para crianças", diz Suely Franco


A atriz Suely Franco já não se entusiasma por qualquer personagem. Considera cada convite que recebe para atuar apenas como mais um trabalho entre tantos outros. Essa postura é até compreensível para quem tem 47 anos de carreira e já fez "um pouco de tudo", como ela mesma define, na tevê, no teatro e no cinema.


Mas bastou ser chamada para interpretar a Dona Benta na nova temporada do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que estréia dia quatro de abril, para uma empolgação de novata tomar conta de Suely.
A veterana atriz mal consegue disfarçar sua alegria ao falar do novo papel. "Monteiro Lobato foi minha literatura infantil. Meu pai me deu toda a coleção dele. Esse trabalho tem tudo a ver comigo", vibra, com um largo sorriso.


Além da personagem em si, que é um ícone da literatura e da teledramaturgia brasileira, o que motivou Suely a entrar no Sítio foi a oportunidade de voltar a trabalhar para crianças. Ela já fez inúmeras peças infantis e participou do Teatrinho Trol na extinta TV Tupi, onde iniciou sua carreira em 1958.


O programa infantil era dirigido por Fábio Sabag e foi ao ar de 1956 a 1966, mostrando peças de teatro adaptadas para a tevê repletas de bruxas, princesas, castelos e florestas encantadas. "Adoro trabalhar para crianças. Acho sensacional poder formar novos espectadores, principalmente, através de um programa de qualidade como o Sítio", derrete-se.


O convite para Suely integrar elenco do infantil surgiu no início desse ano, quando Nicette Bruno - que, desde 2001, interpretava a simpática Dona Benta - foi escalada para Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, próxima novela das seis, e teve de deixar o programa.


Suely já conhece Nicette de longa data e atuou ao lado dela em Somos Irmãs, peça que estreou no Rio de Janeiro, em 1998, e retratava a velhice decadente das irmãs Linda e Dircinha Batista, cantoras de sucesso nos anos 40. ]

Notícia:2005

Boa Notícia


A pesquisa retratos da leitura no Brasil , pró livro divulgada em 28 de maio de 2008, destaca , que a pós a biblia, o sítio do picapau amarelo é o livro mais lido no país, e Monteiro Lobato é um autor campeão seguido por Paulo Coelho, Jorge Amado e Machado de Assis.

Notícia:2008

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Foto 2007


Essa foto é do primeiro episodio de 2007

, onde o Pedrinho cai na armadilha do professor camilho cascalho, barão disfarçado, ainda bem que o saci o salvou.

Muda a atriz que faz a Emília no "Sítio do Picapau Amarelo"


A atriz Tatyane Goulart será a Emília na nova temporada de "O Sítio do Picapau Amarelo", na Rede Globo. Escolhida para viver a boneca falante, ela ficará irreconhecível com a peruca, a maquiagem e a roupa do personagem. Para interpretar Emília, Tatyane começou a ler os textos de Monteiro Lobato, criador do Sítio, porque não teve muito contato com a obra do escritor na infância. Ela disse que também buscará inspiração nas outras "Emílias" da televisão. "Tem coisas de cada uma delas que vão me servir. Não poderia fazer essa Emília desprezando essa memória. Seria uma ofensa. Gostaria de homenageá-las", disse Tatyane ao Canal Zap.

Notícia:2007

Pedrinho sofre com a separação dos pais


Vai ao ar na próxima quinta em Sítio do Picapau Amarelo, as cenas em que Pedrinho (João Vitor Silva), o neto mais velho de Dona Benta (Suely Franco), viverá um dos problemas enfrentados por muitas crianças: a separação dos pais.


O desentendimento de Antonica (Yachmin Gazall) e Nestor (Nizo Neto) vai abalar o dia-a-dia da turma.



Nestor e Antonica passam por momentos difíceis. Nestor está desempregado há algum tempo e as brigas do casal estão cada vez mais constantes. Dona Benta é chamada pela filha, por isso, deixa o Sítio e parte para a cidade.



Assim que fica sabendo o que está acontecendo, a sábia senhora decide não interferir no problema, já que acredita que o próprio casal tem que resolvê-lo sozinho. Só convence Antonica a não contar ainda nada para o filho, Pedrinho.


O clima entre o casal oscila. Há momentos de briga e momentos em que pensam em se reconciliar. Nestor ameaça ir embora de casa e Antonica teme o que pode acontecer se a separação vier à tona.

Notícia:2005

VISITAS NO SÍTIO


Na próxima história de "Sítio do Picapau Amarelo", que entra no ar a partir do dia 25, astros de outros programas da Globo vão fazer uma participação especial. Como o tema será o tráfico de animais silvestres e a biopirataria, o papagaio Louro José e a apresentadora Ana Maria Braga entrarão na história. Cássio e Tato Gabus Mendes vão interpretar os ladrões de animais, e serão perseguidos por Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia), os caminhoneiros de "Carga Pesada", que também farão uma ponta no infantil a convite da diretora Cininha de Paula. E, por falar em "Sítio do Picapau Amarelo" e em Cininha de Paula, é ela quem vai dirigir o longa-metragem baseado no programa matutino da Globo. As filmagens ainda não tem data para começar, mas a estréia da produção nos cinemas do país já está marcada para julho do ano que vem
Notícia:2003

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Volta às aulas no embalo do Sítio


Mochila, caderno, caneta, lápis, borracha... é hora de conferir tudo para a volta às aulas. Os estudantes Isabelle Drummond, 7, Lara Rodrígues, 9, e César Cardadeiro, 12, já estão com tudo pronto e não vêem a hora de começar as aulas. É que, além de voltar a estudar, eles também se preparam para reviver os personagens de Emília, Narizinho e Pedrinho, respectivamente, de "O Sítio do PicaPau Amarelo", exibido pela Globo.


"Estou com saudade até do Rabicó", brinca Isabelle, a Emília, que aproveitou as férias para ir à praia, ao cinema e, é claro descansar bastante. Na volta do "Sítio", Emília, Pedrinho e Narizinho vão viver novas aventuras com Branca de Neve e outros personagens inesperados.


Folha Imagem Os atores do "Sítio do Picapau Amarelo" também voltam às aulas O que vem por aí....Logo na reestréia, a boneca de pano decide escrever um livro em que conta seus segredos e traquinagens. Em "Memórias de Emília", ela revela, por exemplo, o dia em que trouxe um anjo à Terra e fez bagunça suficiente para deixar Dona Benta quase louca.


No episódio seguinte, "PicaPau Amarelo", os personagens dos contos de fadas vão agitar o Arraial dos Tucanos. Depois de virar amigo de Pedrinho e passar a ser uma visita constante no sítio, o Pequeno Polegar convida Branca de Neve, Cinderela e alguns personagens da Grécia antiga para conhecer o local.


Começa então uma confusão tão grande que Dona Benta decide criar Terras Novas, ao lado do sítio, para abrigar todo mundo. Comovidas com a tristeza de Branca de Neve, que se perdeu do seu príncipe encantado, Emília e Narizinho decidem arrumar outro marido para a moça. Como? A boneca rouba uma flecha do cupido Eros para fazer Branca de Neve se apaixonar pelo príncipe Cordadad.


E, para piorar, Tia Nastácia acaba apaixonada.


Concentração na escola

A volta ao trabalho não atrapalha os estudos da turma do Sítio. Isabelle, Lara e César sabem que também precisam estar atentos às aulas para passar de ano. "A gente estuda de manhã e grava à tarde. Por isso temos de prestar bem atenção nas aulas para não perder nada", explica Lara, a Narizinho, que teve de se transferir da escola de Juiz de Fora (MG), cidade onde morava, para uma no Rio de Janeiro. Cesar, o Pedrinho, ainda arruma tempo para estudar música e até participar de um coral. Durante os intervalos das gravações, os atores, sob a fiscalização das mães, aproveitam para fazer os deveres de casa. "A gente tem de ficar em cima senão eles saem correndo para brincar", diz Damir Drummond, mãe da Isabelle.
Notícia:2002

Saiba como Isabelle Drummond virou a Emília e como é a sua nova rotina


Como descobriu que queria ser atriz?

Eu sempre quis ser atriz. Desde pequena eu já ficava na frente da TV imitando as atrizes nos comerciais de iogurte.


E como você foi parar na TV?

Pedi para a minha mãe me levar à uma agência para crianças. Logo fui escolhida para fazer uns comerciais e o filme "PopStar", da Xuxa. Depois fiz a minissérie "Os Maias" e agora o "Sítio". Passei em um teste com mais de cem candidatas!


Dá para trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Dá. Eu acordo às 7 h e vou para a escola. Depois um carro da Globo me pega e vou gravar durante a tarde toda. Aí eu aproveito o longo caminho até Guaratiba ­ onde o Sítio é gravado ­ para estudar. Também faço o dever de casa durante os intervalos das gravações.


Qual a matéria que mais gosta? E a que menos gosta?

Adoro Ciências e não gosto de Matemática.


O que gosta de fazer nas horas de lazer?

Brincar de boneca com a minha irmã Mayra. Eu tenho duas Emílias das grandes...


Você é sapeca como a Emília?

Sou muito. Mas a Emília ainda é atrevida e mandona e pensa que sabe tudo.


Sua vida mudou com o "Sítio"?

Agora todo mundo me conhece na rua. Uns meninos da minha escola ficaram chatos e me apelidaram de "Ervilha". Na rua tem gente que quer apertar minha bochecha.


O que quer ser quando crescer?

Atriz, cantora e veterinária. Eu adoro as músicas da Ana Carolina. Gosto de usar a maquiagem e a roupa da minha mãe para imitar também a Vanessa Camargo.

Notícia:2002

Sítio do Picapau" homenageia Ana Maria Braga


No próximo dia 3 de setembro, o Sítio do Picapau Amarelo vai homenagear o Mais Você, de Ana Maria Braga, e o Carga Pesada. O Louro João, irmão do Louro José, chega no sítio para pedir a ajuda de Emília, porque está fugindo dos irmãos Nicanor (Cássio Gabus Mendes) e Bacamarte (Tato Gabus Mendes), caçadores de animais silvestres.



Na história O Sumiço de Emília, a sapeca Emília (Isabelle Drummond) será alvo de uma vingança planejada por Dona Carochinha (Marilu Bueno) e por Cuca (Jacira Santos).
Vítima da trama das duas, Emília volta a ser uma boneca de pano, porque não revela o segredo do faz-de-conta para Dona Carochinha. Para ajudar a turminha a transformar Emília novamente em uma "boneca humana", entrarão em cena Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia), os caminhoneiros de Carga Pesada.



"Achamos divertido misturar as coisas como Monteiro Lobato fazia. Lobato era muito dinâmico e atento às novidades. Além do mais, é uma forma singela de homenagear programas que admiramos", explica Mário Teixeira, autor do episódio.

Notícia:2003

Sítio’ vira vídeo e CD no Natal


Não é só do ibope que a Globo espera colher bons frutos do Sítio do Picapau Amarelo. A emissora já prepara o lançamento de um pacote de Natal da nova versão do infantil, que estreou no dia 12.
O pacote, que será lançado em dezembro, trará o CD com a trilha sonora do Sítio e uma fita VHS com alguns episódios do programa. A intenção da emissora é reunir na fita as primeiras histórias exibidas, como O Reino das Águas Claras, aventura de estréia do infantil.



Na parte fonográfica do pacote, o elenco já está quase pronto. Já confirmaram presença na trilha do Sítio Djavan, Cássia Eller, Jota Quest, Carlinhos Brown, Skank e Gilberto Gil, a quem caberá regravar a música-tema da versão do Sítio feita pela Globo/TVE entre 1977 e 86.


A Globo também estuda a inclusão de algum brinquedo temático do Sítio no pacote de Natal e pensa em lançar, no ano que vêm, mais fitas e DVDs com os episódios do infantil.


A idéia da comercialização dos episódios do programa em DVD e vídeo surgiu na emissora por meio de pedidos de telespectadores.


A Globo vem recebendo muitas cartas e e-mails de pais e educadores reclamando do horário de exibição do Sítio - a atração entra no ar às 11h30, horário em que muitas crianças estão na escola, e pedindo reprises e fitas dos episódios do programa."

Sítio do Picapau Amarelo" ganha novas caras e vira novela


Mudanças à vista no "Sítio do Picapau Amarelo", na Globo. Além de ser exibido, desde a última segunda, uma hora mais cedo que de costume --às 9h20, no lugar de "Xuxa no Mundo da Imaginação", que ficará fora do ar até o fim de março--, o infantil, que em 2004 deu média de 9 pontos no Ibope, passará por reformulações neste ano.



Nicete Bruno sai e Suely Franco é a nova Dona Benta Três atores que estavam no ar desde o início da série, em outubro de 2001, vão deixá-la. Nicete Bruno, a Dona Benta, será substituída por Suely Franco. No lugar do Visconde de Sabugosa, vivido por Cândido Damm, entra Aramis Trindade. Dhu Moraes, a Tia Nastácia, também deixa o programa, mas sua sucessora ainda não foi escalada.


"Fazer o 'Sítio' foi maravilhoso, mas acho que já dei a minha contribuição para este projeto fantástico", afirma Nicete Bruno. Ela deixa o programa por vontade própria --quer se envolver com outros projetos na televisão e no teatro.Se a criançada vai estranhar a mudança de Dona Benta, é esperar para ver. Mas uma coisa é garantida: assim como Nicete, Suely Franco, a nova vovó, esbanja simpatia. "Fiquei feliz com o convite. Devo começar a gravar em fevereiro. Adoro fazer trabalhos para crianças.


Fazendo um bom infantil, conseguimos chamar os adultos para ver coisas boas também", avalia a atriz.Dhu Moraes sai menos satisfeita que Nicete. "A gente sabe que as crianças [que vivem Pedrinho e Narizinho saem à medida em que crescem, mas, quando vi que o programa continuaria, e eu não, comecei a sentir saudades de todos." Segundo a atriz, a direção do programa argumentou que ela está "magra demais" para viver a rechonchuda Tia Nastácia e que o figurino usado para engordá-la era muito artificial. "Só disseram isso agora, apesar de eu estar fazendo a Nastácia desde o início do programa." A atriz diz que a nova empregada deve ser uma "gordinha saudável". "Porque correr com a vassoura atrás do Rabicó não é fácil", brinca.


Cândido Damm deixa de ser o Visconde de Sabugosa, mas permanece até o final do mês no ar. No atual episódio, o sabugo de milho falante já é vivido por Aramis Trindade, mas Damm continua em cena, como Dom Quixote, numa participação. O ator comunicou à direção do programa, no final de novembro, que não queria se comprometer com o "Sítio" por mais um ano.


Novela infantil

Além da mudança de atores, o "Sítio" sofrerá uma alteração em seu formato. Durante os três primeiros anos, o programa teve episódios diários independentes. A partir de abril, quando estréia o novo ano da série, ele se tornará uma novelinha. Ou seja, os episódios terão continuidade no dia seguinte, como em "Malhação".Os programas exibidos em janeiro já estão gravados. Os atores que deixam a série não voltam a gravar episódios novos. "O Sítio" deve ser reprisado durante fevereiro e março ou mesmo tirado do ar, como aconteceu no ano passado.

Notícia:2005

Bel Kutner


Bel kutner que viveu a Flora na temporada de 2006, no sítio vai para a novela das oito interpretando Amélia,não Percam.

Fabrício Boliveira


Fabrício de Oliveira que viveu o Saci na temporada de 2007, no sítio vai para a nova novela das 8, onde vive Didu Rosa, não percam!

Aramis Trindade na nova novela


Não só Nelson Xavier, vai estar na próxima novela como, Aramis trindade que viveu o Visconde em 2004 a 2006, e Libério em 2007, vai interpretar Clemente na nova novela das 8, não percam!

Nelson Xavier na próxima novela


Nelson Xavier que fez o barao de Tremenbé no sítio, ganhou mais um personagem,ele vai viver Edvaldo na próxima novela das 8 , que vai ao ar ,o primeiro capítulo dia 2 de junho.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Novidades no sítio de 2002


Antônio Calloni, Elizabeth Savalla e Zezé Polessa estarão nos episódios inéditos do Sítio do Picapau Amarelo que entrarão no ar a partir desta segunda. Além das participações especiais, o infantil terá outras novidades: a direção de Cininha de Paula e histórias assinadas por Walcyr Carrasco. Autor de novelas adultas, como A Padroeira, ele levará ao ar temas atuais adaptados à obra de Monteiro Lobato.


O primeiro será a luta do menino bruxo Peninha (Henrique Ramiro) contra o feiticeiro Xis Parmesan (Calloni). Com muito bom humor, garante Walcyr, o feiticeiro se vestirá todo de roxo e será capaz de deixar da mesma cor qualquer coisa. Até um inofensivo gatinho. "Um dia vim à gravação e vi um gato de verdade todo pintado de lilás. Mas era uma mistura orientada por um veterinário", ressalta ele.


A história da reestréia tem previsão de duração de um mês, mas as outras poderão variar de tempo. Na próxima, A Convenção das Bruxas, será decidido que todas as crianças do mundo ficarão doentes. Na reunião, a presidentedo Sindicato, Morgana (Elizabeth Savalla), e sua secretária-aranha (Zezé Polessa) também vão querer tirar o posto de Cuca (Jacira Santos). "Elas estão achando a Cuca boazinha demais. Tudo será feito com humor. E também usaremos música". Walcyr, que releu a obra de Monteiro Lobato, frisa que a "forma será a mesma, apenas o conteúdo mudará". "Mas a palavra não é mudança, é continuidade.

Turma do Sítio encontra Rei Arthur


A Lenda do Rei Arthur será o segundo episódio inédito de Sítio do Picapau Amarelo a ser exibido a partir de hoje. O episódio contará a história do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, a exemplo do que fez o próprio Monteiro Lobato com vários períodos históricos da humanidade. Segundo o autor Mário Teixeira "o Rei Arthur e seus cavaleiros servirão de pretexto para se falar um pouco sobre o mundo da cavalaria, com suas guerras, caçadas, batalhas e torneiros em um mundo marcado pelo cristianismo, mas no qual feitiços e fadas estão sempre presentes". Um buraco no tempo faz com que o mago Merlim (Emiliano Queiroz) apareça no Sítio do Picapau Amarelo enquanto Dona Benta (Nicette Bruno) distrai as crianças lendo uma versão da lenda do Rei Arthur.


Ao mesmo tempo em que isso acontece, Visconde (Candido Damm) desaparece e surge no Castelo de Camelot, no meio da Távola Redonda, onde estão reunidos o Rei Arthur (Leonardo Vieira), a Rainha Guinevere (Leandra Leal) e seus principais cavaleiros, Percival ((PedroNeschling) e Lancelote (Guilherme Trajano). Visconde tenta se explicar para o Rei Arthur. Merlim faz o mesmo com Dona Benta e conta que o castelo de Camelot estava sitiado pelo traidor Mordred (Luciano Viana), apoiado pela fada má Morgana (Luana Piovani), meia-irmã do rei. Por este motivo, Merlim abriu um portal do tempo para tentar salvar o reino de Arthur. Diante do cerco de Mordred e Morgana, o rei decide que o melhor a ser feito é imitar Merlim e irem todos se refugiar no Castelo de Dona Benta. Eles só não contavam que Mordred e Morgana também conseguissem passar por um portal no tempo e fossem parar na casa da Cuca (Jacira Santos).


É assim que personagens lendários vão parar no Sítio do Picapau Amarelo, fazendo com que Emília (Isabelle Drummond), Pedrinho (Cesar Cardadeiro) e Narizinho (Lara Rodrigues) se envolvam em novas aventuras.

Notícia:

2002

Turminha do Sitio ajuda na venda de Sanduíches no dia mc feliz


A turminha do "Sítio do Picapau Amarelo" esteve presente. César Cardadeiro e Lara Rodrigues, o Pedrinho e a Narizinho,ajudaram a vender muitos sanduíches

Notícia:2003

César Cardadeiro


“A única coisa ruim de ser ator é que as gravações cansam demais” César Cardadeiro, ator, que interpreta o personagem Pedrinho no Sítio do Picapau Amarelo, da Rede Globo

Notícia:2002

O Novo sítio de 2006


Para o público infantil, o maior destaque da Globo está na temática dos programas, que vão falar sobre a preservação da natureza. O “Sítio do Picapau Amarelo" estréia a temporada “Entre o Amor e a Promessa", que mistura ecologia com contos de fadas. “A novidade está na música. Os bichos e até a Tia Anastácia (Dhu Moraes) vão cantar e vamos falar sobre a preservação do planeta", diz o diretor Carlos Manga. O programa, que vai ao ar às 9h30, terá a participação especial da cantora Sandy nos primeiros capítulos, como a fada Felícia, que pode aparecer mais vezes. Já a “TV Xuxa" vem em seguida com o “Acampamento X", em que crianças praticam rappel, arvorismo, trilhas na mata e tirolesa.

Notícia:2006

Novo rumo


Isabelle Drummond, que interpreta a boneca de pano Emília desde 2001, vai deixar o “Sítio do PicaPau Amarelo”. A atriz sai do infantil direto para a novela “Eterna Magia”, de Elizabeth Jhin. Na próxima trama das seis da Globo, Isabelle vai dividir as cenas com Thiago De Los Reyes, que viveu o príncipe na temporada de 2006 do infantil.

Notícia:2007

Boneca Emília vai passar o réveillon na Paraíba


A Emília do Sítio do Picapau Amarelo vai passar o reveillon na Paraíba. A atriz Isabelle Drummond de apenas 10 anos chega nessa quinta-feira para conhecer os familiares de sua mãe, Damir, que é paraibana. Isabelle ainda não conhece a Paraíba, mas disse que vai aproveitar as férias no Nordeste.Apesar da pouca idade, a atriz mirim já coleciona experiência. Ela está interpretando a boneca falante Emília há quase quatro anos na telinha e esse não foi seu primeiro trabalho na tevê.


Isabelle faz questão de destacar a participação na minissérie "Os maias", adaptação do livro de Eça de Queirós, onde fazia a filha da personagem de Ana Paula Arósio, após vencer um teste com outras crianças. No cinema, Isabelle atuou no filme "Xuxa Pop Star" e deve participar da película de Jorge Fernando. "Mas, ainda não estou sabendo nada desse filme", adiantou. Isabelle contabiliza ainda participação na novela Laços de Família e no programa Linha Direta.Indagada sobre a preparação para viver a boneca Emília, Isabelle disse que se inspirou nela mesma. "Me inspirei em mim mesma. Acho que sou um pouco assim como ela. Sapeca. Mas, a Emília é normal", destacou. Mas, a leitura das obras de Monteiro Lobato também não faltou para viver a personagem.


"Eu já li As Memórias de Emília, As Reinações de Narizinho e outros livros do Sítio. Eu adoro ler e também gosto muito de escrever".Sobre os sonhos futuros, ela disse que quer ser atriz, modelo, cantora e veterinária. "Atriz eu já sou e modelo mais ou menos porque fiz alguns desfiles", explica. Isabelle também faz aulas de jazz e a paixão pelos bichos por enquanto é devotada só a cachorrinha Ninifhi, nome que ela fez questão de soletrar.


"Ela é irmã de uma cachorrinha que trabalhou no Sítio e eu comprei, coloquei o mesmo nome", contou. A cadelinha deve vir a João Pessoa junto com a irmã, a mãe e o pai. Eles vão participar ainda da posse de um parente que será prefeito no interior do Estado. "É Distrito alguma coisa, eu só conheço o pessoal por foto e telefone. Tem muitos tios e primos".

Clima de emoção com a estréia


Desventuras à parte, o episódio 'A Menina da Selva' marca a estréia de João e Caroline como os mais novos Pedrinho e Narizinho da TV. Os dois foram escolhidos pelo diretor artístico da Globo, Mário Lúcio Vaz, entre 300 candidatos. João interpretou Otelinho, filho de Lola, personagem de Adriana Esteves em 'Kubanacan'. A estréia do garoto na TV foi em 'Carga Pesada'. 'Quando fui fazer teste, só tinha três candidatos.


Na hora H, um disse que decorar texto era horrível e o outro começou a chorar. Nem tive muito trabalho para ser escolhido', gaba-se ele. Já Caroline havia participado de um especial de Natal do próprio 'Sítio'. Quando soube que tinha sido aprovada, tratou logo de conversar com Pedro Malta, que estuda no mesmo colégio. Embora tenha desejado boa sorte à colega, Pedro não se negou a citar alguns revezes da fama, como não ter mais sossego na hora do recreio. 'Tem sempre alguém pedindo autógrafo', esclarece Caroline. Os contratos de João e Caroline têm validade de três anos. Ao contrário das demais crianças do elenco, que não têm prazo determinado para continuar no 'Sítio'. 'Quero fazer a Emília o tempo que for possível', enfatiza Isabelle, em tom de súplica.


A julgar pela audiência do seriado, que gira em torno de 10 pontos, Isabelle não tem com o que se preocupar. O sucesso é tanto que a Globo já convocou os autores Mário Teixeira e Duca Rachid a escreverem o roteiro de um longa baseado no livro 'A Chave do Tamanho', do próprio Monteiro Lobato. 'Não paro para pensar até quando vou interpretar a Dona Benta. Penso apenas que estou desempenhando importante papel social', pondera Nicete Bruno.

Notícia:2004

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A rotina da pequena Isabelle


A rotina de gravações não é nada fácil. Até mesmo atores experientes sentiriam dificuldade nos diálogos produzidos para o programa. Isabelle, porém, tem boa memória e geralmente entra em cena com tudo na ponta da língua. Quando engasga nas falas, pede aos diretores que dêem 15 minutos para que recarregue as energias, repasse as cenas e se concentre. A estrelinha é prontamente atendida. "Sou muito agitada. Às vezes fico um pouco cansada, então me deixam descansar e logo fico melhor." Sempre muito articulada, Isabelle adora trocar idéias com a veterana Nicette Bruno, a dona Benta, que para ela é uma grande amiga. "A dona Nicette é muito legal com a gente, brinca, dá conselhos, explica as cenas e me ensina palavras que eu não conheço, além de exercícios para articular a voz", define a atriz.

Notícia:2001

A boneca Emília.


Isabelle começou a se transformar numa estrela da Globo quando ganhou o papel de Emília, que para muitos deveria ser entregue a uma atriz mais experimentada. Até então, ela tinha feito participações no filme Xuxa Popstar, na minissérie Os Maias e na novela Laços de Família. O bom desempenho já lhe rendeu algum reconhecimento.


Um exemplo foi a última edição do Criança Esperança, da Rede Globo, exibida no início de agosto e estrelada por ela com desenvoltura de veterana. E Isabelle também não se cansa de distribuir autógrafos. "Sempre escrevo: 'um beijo, Isabelle Drummond'. Embaixo, desenho um coração e escrevo 'Emília' dentro dele", conta a estrelinha. "É divertido dar autógrafos." Apesar desses "papos profissionais", Isabelle não abandonou seu lado infantil. Ela e o elenco mirim do Sítio vivem correndo para lá e para cá, dentro dos estúdios, brincando nos cenários como se fossem um parque de diversões. Quando chega em casa, a brincadeira continua: a menina adora colocar salto alto e fazer performances. Aliás, foi durante uma dessas apresentações que a família descobriu sua vocação. "Ela faz imitações da Wanessa Camargo, Sandy e Ana Carolina, decorando as letras das músicas", conta a mãe.


Com apenas dois anos de carreira, Isabelle ainda não conseguiu fazer seu pé-de-meia. Ainda assim, o salário já não cabe no cofrinho, e todo o dinheiro está sendo guardado para o futuro. "Ainda não sei o que vou fazer com o salário e com a mesada que ganho da minha mãe. Às vezes compro pipoca e bala, mas quero juntar dinheiro para fazer uma viagem de navio." E os planos para a profissão? "Quero ser atriz, modelo, cantora e veterinária. Acho que vai dar para fazer tudo", aposta.

Notícia:2001

Com apenas 8 anos, a atriz Isabelle Drummond já trabalha como gente grande


Ela é esperta e atrevida, igual à Emília. Mas ficam por aí as semelhanças entre a atriz Isabelle Drummond e sua personagem, a famosa boneca de pano criada por Monteiro Lobato para o Sítio do Picapau Amarelo. Diante da inevitável comparação, a mais nova estrela da Globo faz questão de avisar que não tem o lado perverso da personagem.


"Sou espevitada e tagarela como a Emília, mas não sou egoísta", diz. Os pais de Isabelle também não vêem muitas semelhanças entre ela e Emília. "A Isabelle é bem mais sensível, apesar de ser levada, respondona e de temperamento forte. Ela facilmente se comove", compara a mãe, Damir Drummond. E a filha completa: "Também não faço maldades nem fico 'de mal' com minhas colegas à toa. Às vezes, elas é que brigam comigo, mas é só por um dia".


Diariamente, a jovem atriz sai de casa por volta das 7 horas para ir ao colégio Jassira Py, em Niterói, onde cursa a segunda série. "Sou boa aluna, acho que vou passar de ano. Gosto bastante de História, sempre tiro dez, e arrumo um tempo para estudar à tarde, nos intervalos de gravação, ou à noite, quando chego em casa", explica. Segundo a mãe, a professora também ajuda bastante. "Ela é muito rápida para fazer os exercícios.


Para nós, a escola está em primeiro lugar. Se ela sentisse dificuldade, nós a tiraríamos do Sítio", argumenta Damir. Ao meio-dia, uma van já está à sua espera para levá-la aos estúdios em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde são gravadas as cenas mais longas do seriado.


Ela almoça por lá mesmo e só vê o trabalho terminar por volta das 9 horas da noite, quando vai para casa, dormindo no caminho. A mãe de Isabelle afirma nunca ter imposto a profissão à filha. "Sempre pergunto se ela quer continuar e se está feliz. E ela nunca teve dúvidas: diz que adora ser a Emília e que não quer parar."

Benvindo Siqueira entra no sítio


A partir do dia 12, Benvindo Siqueira entra no sítio, como o motorista de marcela, a madrasta contrata ele para levar ela mais rápido possível até o local onde ela pensa onde esta escondida a herança da menina Cléo.

Notícia:2005

Sítio de 2003


No dia 07/04/2003 começava a terceira temporada do Sítio do Picapau Amarelo, que continuava com boa audiência. Apartir da terceira temporada, começaram as grandes mudanças, nada fora do comum e nem troca de ninguém do elenco, que se manteve, mais outros seis personagens entraram para a trama e mudanças no visual de alguns personagens foram as principais novidades: Dona Benta envelheceu, Tia Nastácia engordou, Tio Barnabé deixou os coletes Afro e passou a vestir um suspensório, Cuca ganhou nova

Dia-dia de Lara Rodrigues


Era uma vez uma menina chamada Narizinho. Ela era muito viva e fazia mil coisas ao mesmo tempo. Certo dia, porém, estava tão atrapalhada com seus afazeres que nem teve tempo de tirar o uniforme da escola antes de entrar no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Noutro dia, foi a mesma coisa, até que a falta de rotina se transformasse, ela própria, em rotina.



Lara Rodrigues, atriz: "Sou parecida com a Narizinho: não sou medrosa e gosto de ler"Narizinho, a famosa personagem de Monteiro Lobato, é Lara Rodrigues, 12, uma menina muito viva que faz mil coisas ao mesmo tempo. Bem, pelo menos duas coisas: ela estuda e trabalha. Estuda na sexta série do Colégio St.Patrick's, no Rio de Janeiro, e trabalha, claro, no "Sítio do Pica-Pau Amarelo", da TV Globo.


A escola e o estúdio são novidade para Lara. Mineira de Juiz de Fora, ela foi obrigada a mudar de colégio depois de passar num teste que avaliou mil candidatas para o papel. "Os atores têm apenas uma folga semanal, nem sempre aos domingos", conta a tia RosaRodrigues, que, com a da mãe da menina, Cristiane Rodrigues, se reveza no Rio para cuidar de Lara. Além da carga pesada, o horário das gravações é anunciado na véspera, o que dificulta qualquer planejamento escolar. Lara se considera boa aluna, mas admite: "Só fico preocupada quando tenho muita lição de casa". Nem sempre ela consegue fazer o trabalho escolar a tempo.

A magia do pirlimpimpim está de volta na Globo


Quem percorre os corredores dos Estúdios Renato Aragão em Vargem Grande, Zona Oeste carioca, inevitavelmente vai voltar no tempo.


Figurantes com roupas de escamas ficam transitando enquanto crianças fantasiadas de aranhinhas brincam inquietas.De repente surge uma menina vestida de boneca de pano, um homem cuja roupa lembra um sabugo de milho e um rinoceronte com vestimentas coloridas. Não há dúvidas: trata-se do "Sítio do Pica-Pau Amarelo".Emília, Visconde de Sabugosa, o rinoceronte Quindim, Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Marquês de Rabicó e o fantástico mundo de Monteiro Lobato, que povoam o imaginário das crianças desde a década de 30 e que nos anos 70 e 80 ganharam uma versão televisiva, estão retornando em uma nova roupagem. No dia 12, o "remake" do seriado infantil estréia dentro de "Bambuluá", nas manhãs da Globo.A readaptação do "Sítio" é uma aposta da Globo para angariar mais audiência de "Bambuluá". Mas como a concorrência dos desenhos japoneses é grande, a emissora teve de adequar o programa aos tempos modernos.


O estilo aventura e fantasia do original vai ser mantido, tendo como locação principal um sítio em Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Mas a produção vai lançar mão de recursos tecnológicos para atrair a criançada. Os bonecos do Quindim, Rabicó e Burro Falante - "animados" por Sidney Beckenkamp, Aline Mendonça e Zé Clayton respectivamente - vão aparecer juntamente com efeitos de computação gráfica.A mesma que vai "sumir" com uma das pernas de Izak Dahora para que ele dê vida ao Saci. "A computação gráfica tem viabilizado o projeto, mas o que vai chamar a atenção é o resgate das histórias que povoaram nosso imaginário", acredita o diretor Márcio Trigo.O roteiro também teve de se adequar ao linguajar mais "moderno" da garotada. Ou melhor, da "galera".


Gírias atuais foram inseridas nos diálogos, principalmente de Pedrinho, Narizinho e Emília, papéis de César Cardadeiro, Lara Rodrigues e Isabelle Drummond respectivamente."Como se passa nos dias atuais, a linguagem foi atualizada para dar mais veracidade", justifica Luciana Sandorni, uma das autoras da nova versão do "Sítio" ao lado de Marina Mesquita, Toni Brandão e Cláudio Lobato - que apesar do sobrenome não é parente de Monteiro Lobato. Mesmo assim, expressões "originais" como "torneirinha de asneiras" e "cara de coruja seca" foram mantidas.Outros aspectos vão chamar a atenção dos telespectadores mais velhos para o novo "Sítio". Dona Benta, papel de Nicete Bruno, vai acessar Internet, enquanto Pedrinho chega da cidade trazendo a tira-colo vídeo-game e skate.


Já o Visconde de Sabugosa, personagem de Cândido Damm, vai aparecer, através de efeitos, no tamanho de uma espiga de milho. Quer dizer, o ator grava tudo sozinho e suas cenas são inseridas depois. "Acaba sendo um exercício enorme, pois tenho de me imaginar na estante de livros ou no colo do Pedrinho", enaltece Candido.Cada episódio do "Sítio" vai ser dividido em cinco capítulos diários de 15 minutos. A história de estréia é "O Reino das Águas Claras", um dos capítulos de "Reinações de Narizinho", onde a menina de nariz arrebitado vai ao reino do Príncipe Escamado, papel de Rafael Novaes, e conhece personagens inusitados como Dona Aranha e Dona Carochinha, interpretadas por Ana Paula Botelho e Josie Antello, além do sapo Major Agarra-e-Não-Larga-Mais.


Este personagem, aliás, mostra bem a "modernidade" que o "Sítio" tenta passar. Os movimentos da face do boneco serão eletrônicos, feitos através de comandos do mesmo tipo usados em carros movidos por rádio.Os mais saudosistas podem até estranhar a modernidade e as diferenças. Principalmente quando ouvirem a música tema do "Sítio do Pica-pau Amarelo" na voz de Ivete Sangalo. Nada mais compreensível já que até Tia Nastácia, que vai ser interpretada por Dhu Moraes, vai olhar desconfiada para alguns avanços tecnológicos: no caso, um forno de microondas.Mesmo assim, os roteiristas prometem manter a magia do "pirlimpimpim" que encanta leitores de Monteiro Lobato e que já fascinou telespectadores. "Foi um marco na tevê. Estamos fazendo uma releitura minuciosa de cada história", garante Luciana.
Notícia:2001

O novo Sítio


Globo já iniciou a contagem regressiva para colocar no ar o novo Sítio do Pica-pau Amarelo. O programa, que terá 12 minutos diários de duração, estréia em outubro, como um quadro do Bambuluá. No elenco da nova versão estão as crianças Lara Rodrigues (Narizinho) e César Cardadeiro (Pedrinho). Nicete Bruno viverá Dona Benta e Dhu Moraes, Tia Anastácia.

Notícia:2001

SÍTIO DO PICAPAU


A Rede Globo também já começou a gravar seus especiais. O elenco do Gente Inocente visitou, na última quinta-feira, o cenário onde está sendo gravado o Sítio do Picapau Amarelo, nos estúdios Renato Aragão. A turminha bateu um papo com os personagens Narizinho (Lara Rodrigues), Pedrinho (César Cardadeiro), Emília (Isabelle Drummond), Tia Nastácia (DhuMoraes) e Dona Benta (Nicette Bruno). A gravação está prevista para ir ao ar no domingo 14 de outubro.

Notícia:2001

Novo elenco foi apresentado à imprensa.


Elenco, autores e as equipes de direção e de produção se reuniram na terça-feira, dia 27, para apresentar à imprensa a temporada 2007 do Sítio do Picapau Amarelo. Repórteres e fotógrafos foram recebidos no cenário da casa de Dona Benta e puderam degustar comidas típicas de fazenda, como bolo de fubá, bolinho de chuva, bolo de milho, doce de abóbora e outros quitutes arrumados na cozinha de Tia Nastácia.



O diretor geral Carlos Magalhães agradeceu a presença de todos e, em seguida, apresentou Claudio Lobato, responsável pela redação final do programa, que falou sobre esta nova fase do infantil. "É uma aventura que há muito tempo estou esperando. Está sendo um prazer recontar essas histórias de Monteiro Lobato, que são atemporais", explicou Lobato. Logo depois, foi apresentado um clipe com imagens do programa.



Dentre os atores que participaram da coletiva, estavam Agildo Ribeiro (Coronel Teotônio), Anderson Lau (Ching Ling), Aramis Trindade (Libério), Bete Mendes (Dona Benta), Catarina Abdalla (Dona Carmela), Duda Mamberti (Padre Benedito), Duda Ribeiro (Jeca Tatu), Eri Johnson (Arlindo Orlando), Fabrício Boliveira (Saci), Gésio Amadeu (Tio Barnabé), Gustavo Gasparani (Zé Cabreiro), Humberto Carrão (Caipora), Juliana Galvão (Iara), Kiko Mascarenhas (Visconde de Sabugosa), Nelson Xavier (Barão de Tremembé), Pablo Sanábio (Casca/ Cascudo) Paulo Gustavo Barros (Delegado Lupicínio), Pia Manfroni (Minerva), Raquel de Queiroz (Narizinho), Renato Borghi (Seu Elias), Ricardo Tostes (Rabicó), Rosa Marya Colin (Tia Nastácia), Solange Couto (Cuca), Sonia de Paula (Dona Miúda), Tatyane Goulart (Emília), Vitor Mayer (Pedrinho) e Yedda Alves (Florista).



Sítio do Picapau Amarelo estreiou segunda-feira, dia 09 de abril, dentro do TV Xuxa.

Notícia:2007

Sítio em janeiro


O diretor de programação infantil da Globo, Roberto Talma, garantiu que pretende colocar no ar a nova adaptação da obra de Monteiro Lobato a partir de janeiro. O novo "Sítio do Picapau Amarelo", além de muitos recursos tecnológicos, também deverá contar com roteiros de Luciana Sandroni - autora de "Memórias de Monteiro Lobato" e "O Sítio no Descobrimento". "Estamos preparando uma prévia do "Sítio" num especial que deverá ir ao ar na semana do Dia da Criança", avisou Talma, que também que os atores devem começar a ser escolhidos a partir de maio.

Notícia:2001

Novo sitio de 2006


Amanda Diniz e Rodolfo Valente agora serão Narizinho e Pedrinho. Também entram nas historinhas Bel Kutner, Cássio Scapim e Marcel Miranda.

Notícia:2006

domingo, 25 de maio de 2008

Sítio versão antiga


A primeira adaptação para a televisão foi exibida de 3 de junho de 1952 a 1962, na TV Tupi ao vivo, no programa Teatro Escola de São Paulo, criado por Júlio Gouveia e Tatiana Belinky. A história escolhida para inaugurar o programa foi A Pílula Falante, um dos capítulos do livro Reinações de Narizinho. O programa ficou no ar por onze anos e foi um grande sucesso da emissora, chamando a atenção de anunciantes e se transformando no primeiro programa da TV a utilizar a técnica do merchandising.
A série não tinha intervalo comercial e os produtos como biotônicos e vitaminas eram inseridos durante a história.
Cada episódio tinha a duração de 45 minutos e começava mostrando Júlio Gouveia abrindo um livro para contar uma história e terminava com ele fechando o mesmo livro. A série terminou em 1962, com 360 episódios apresentados.
No elenco, Lúcia Lambertini vivia Emília, David José foi o Pedrinho, Edy Cerri deu vida a Narizinho, Rubens Molino era o Visconde de Sabugosa, Sydneia Rossi a Dona Benta e Benedita Rodrigues a Tia Nastácia.
Em setembro de 1957 a série estreiou na TV Tupi do Rio de Janeiro, dirigida por Mauricio Sherman. Lúcia Lambertini vivia a Emilia lá também, e no elenco André José Adler era Pedrinho, Leny Vieira era Narizinho. Completando: Iná Malaguti (Dona Benta), Zeni Pereira (Tia Nastácia), Elísio de Albuquerque (Visconde) e Daniel Filho (Dr. Caramujo).

Cultura
Em 1964, a atriz e diretora Lúcia Lambertini trouxe a série para a TV Cultura de São Paulo. Ela foi produzida durante seis meses mas não repetiu o sucesso alcançado na TV Tupi. No elenco os mesmos atores da versão da TV Tupi viviam Emilia, Narizinho e Pedrinho. Já o Visconde era interpretado por Roberto Orosco, Dona Benta por Leonor Pacheco e Tia Nastácia por Isaura Bruno.

Bandeirantes
Em 12 de dezembro de 1967, Júlio Gouveia e Tatiana Belinky traziam o Sítio de volta à TV, agora pela TV Bandeirantes e com o patrocínio do Bolo Pullman. A série ganhava o cenário de um sítio de verdade e ganhava um tema de abertura assinado por Salatiel Coelho, além de usar o recurso do vídeo-tape. Cada episódio tinha 30 minutos e a série ficou no ar por dois anos, até 1969. Os atores começaram a ser substituídos por outros no decorrer do seriado e Zodja Pereira assumiu a Emília, Silvinha Lanes a Narizinho e Ewerton de Castro o Visconde de Sabugosa.

] Globo

1977
Ver artigo principal: Sítio do Picapau Amarelo (série de 1977)
A adaptação mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo, de 7 de março de 1977 a 31 de janeiro de 1986, sobretudo para países de língua portuguesa. Houve uma censura em Angola, por pensarem que a Tia Nastácia era uma escrava.

Histórias de Dona Benta


Nos livros de Lobato ele discreve Dona Benta: Quem não queria ter uma avó como Dona Benta? Vovó ativa e esperta, que compreende como ninguém a cabeça de seus netos aventureiros, Dona Benta tem sempre uma palavra de sabedoria para ajudar a cambadinha a enfrentar as aventuras que aparecem no caminho dessa turma.


Um poço de bom-senso e dotada de uma cultura invejável, é o contraponto adulto para as reinações que Pedrinho, Narizinho, Emília e o Visconde nunca deixam de aprontar. Dona Benta é uma avó dedicada, sempre está se preucupando com seus netos, nas aventuras da cambadinha ela sempre fica de coração na mão, mas quanto todos chegão bem, ela sempre conta uma história que todo mundo adora. As vezes Dona Benta conta um fábula, Emília sempre crítica uma fábula contada por Dona Benta, tudo porque as fábulas tem lá suas morais de história.

Belerofonte


Conheça um pouco mais sobre Belerofonte, personagen que está contido no livro o Picapau Amarelo.


Na mitologia grega, Belerofonte (em grego – Βελλεροφόυτηζ) foi um herói, venerado na Lídia e em Corinto filho de Posídon, adoptado por Glauco, filho de Sísifo, da casa governante de Corinto, dono do cavalo alado Pégaso, que encontrou junto à fonte de Pirene, a qual teria nascido de um coice seu e da qual se dizia que, quem dela bebesse, se tornaria poeta, como é referido nos Lusíadas, de Camões.



A Ilíada refere-se aos laços de hospitalidade que teria tido com Eneu, rei de Cálidon. A sua mãe, filha de Niso, rei de Mégara, é por vezes chamada de Eurimedeia ou Burínome. Era irmão de Belero (também chamado de Alcímenes, Piren ou Delíades), tirano da sua cidade natal, que matou involuntariamente – o seu nome, Belorofonte, pode ser interpretado, aliás, como "aquele que matou Belero".



Considerado impuro devido a esta morte, teve de abandonar a cidade e procurar refúgio na corte do rei Preto, que o acolheu e o "purificou". A mulher do rei, Estenebeia ou Anteia, como a designa Homero, tentou seduzi-lo, mas, sendo repudiada, queixou-se a Preto que, agravado pela suposta afronta, o enviou para a corte de Ióbates, rei da Lícia, seu sogro, com o pedido de que o matasse.
Ióbates, contudo, só leu o pedido do genro depois de o ter recebido como hóspede e ter partilhado com ele uma refeição – logo, segundo a lei sagrada da hospitalidade, não o poderia matar. Movido, contudo, pelo desejo de Preto, Ióbates encarrega-o de uma empresa da qual Belerofonte muito dificilmente sairia vivo: matar o monstro Quimera, que devastava a região, atacando rebanhos. Belerofonte, contudo, com o seu cavalo, voou sobre o monstro e matou Quimera facilmente, com um só golpe.



Ióbates encarregou-o, então, de várias empresas arriscadas, tentando em vão que este fosse morto: envia-o em luta contra o povo guerreiro dos Sólimos, que derrota; depois, contra as amazonas, que também chacina em grande número. Desesperado, Ióbates organiza uma emboscada com alguns dos mais corajosos dos lídios, que perecem, contudo, perante a bravura de Belerofonte. Preto fica convencido, então, de que Belerofonte só pode ter origem divina e, justificando-se com a carta do seu genro, dá-lhe a mão da sua filha, Filonoé ou Anticleia, de quem teria os filhos Isendro e Hipóloco, bem como Laodamia, mãe de Sarpédon.
Belerofonte terá, em seguida, querido vingar-se de Estenebeia que, ou se suicidou (segundo alguns) ou, tentando fugir no cavalo alado de Belerofonte, caiu ao mar onde morreu.
Orgulhoso dos seus feitos, decidiu voar até o Olimpo montando Pégaso, mas Zeus, ofendido, enviou um vespa para picar Pégaso e ele caiu no chão, que por mando de Atena tornou-se macio e Belerofonte não morreu com a queda, mas morreu como um mendigo alejado procurando Pégaso.

Nova temporada do `Sítio"


A partir de 7 de abril, o seriado "Sítio do Picapau Amarelo" estréia sua nova temporada de episódios. O primeiro será "O Extraterrestre" e trará algumas mudanças também nos personagens. Dona Benta (Nicette Bruno), por exemplo, envelheceu um pouco, assim como Tio Barnabé (João Acaiabe), que está com a barba mais branca. Tia Nastácia (Dhu Moraes) engordou e a Cuca (Jacira Santos) ganhou uma enorme cabeleira.

Notícia:2003

Mais fiel a Monteiro Lobato


Um ano se passou e Pedrinho (César Cardadeiro), novamente de férias, corre para visitar a avó. Encontra Tia Nastácia (Dhu Moraes) mais gordinha e Dona Benta (Nicette Bruno), um tanto envelhecida. Descobre que Tio Barnabé (João Acaiabe) aposentou os coletes afro e se tornou mais caipira e que a Cuca está rechonchuda e descabelada.


Trocando em miúdos: na nova fase do Sítio do Picapau Amarelo, que começou a ser gravada semana passada e entra no ar em abril, a aparência dos personagens estará mais parecida com a que lhes foi dada por Monteiro Lobato. "Os telespectadores não perceberão nenhuma grande mudança, e tudo o que fizemos será justificado no texto", garante a diretora Cininha de Paula. "Fizemos apenas alguns ajustes no visual dos personagens e montamos outra cidade cenográfica". Antes gravadas num sítio em Ilha de Guaratiba, as externas do infantil agora estão sendo feitas em Jacarepaguá, numa propriedade quase vizinha ao Projac, o que facilita inclusive o deslocamento da equipe.


"O local é cercado de mato e isso nos permite ter ótimos contraplanos. Em Guaratiba, se abríamos muito a lente sempre pegávamos alguma casa próxima. Agora temos uma sede que se parece mais com uma típica fazenda do interior", explica Cininha. A casa parecerá a mesma, mas os mais observadores notarão, por exemplo, que em vez de um lago, como antes, na entrada da casa agora há flores e árvores frutíferas.


O autor do Sítio também mudou: Mário Teixeira, que já era um dos roteiristas, assumiu o posto de redator-final, substituindo Walcyr Carrasco. "Tenho o maior respeito pela obra de Monteiro Lobato. Cresci lendo suas histórias e estou tentando me manter fiel ao que ele criou, embora esteja escrevendo novas aventuras. Como venho da teledramaturgia, vou pegar alguns personagens que ele só citou brevemente, como Mané Carpina e Doutor Livingstone, e criar histórias paralelas para eles", diz Mário, de 34 anos, que antes do Sítio, ajudou Walcyr Carrasco a escrever O Cravo e a Rosa e A Padroeira.


A primeira aventura a ser exibida em abril,O Extraterrestre, terá dez capítulos e mostrará as peripécias de um monstrinho (Cosme Monteiro) que foge de uma espaçonave vinda de outro planeta e vai parar no sítio de Dona Benta. Guilherme Karam, Cristina Pereira e Raul Gazzola são alguns dos atores que participam do episódio. Pesadelo (Leandro Léo), personagem que surgiu no ano passado, voltará ao ar nesta história e passará a integrar o núcleo fixo do programa, como ajudante da Cuca. Segundo Mário Teixeira, os E.T.s da história vão lembrar os que foram descritos por Monteiro Lobato em Viagem ao Céu. Como seu mestre, o roteirista também quer apresentar às crianças clássicos da literatura mundial: a nova história será A Lenda do Rei Arthur.

Notícia:2003

Atores vivem um conto de fadas


Eles voltam a ser crianças! E se divertem muito com isso. Atores convidados para fazer participações especiais no Sítio do Picapau Amarelo saem de lá com gostinho de quero mais. Taís Fersoza, que entrará em O Clone, viveu dias de Cinderela durante as gravações da Festa do Faz-de-Conta do infantil da Globo. "Adorei ter participado de uma obra do Monteiro Lobato. Parecia que eu estava realmente vivendo um conto de fadas. Tenho 17 anos e não peguei a primeira versão do programa", frisa a atriz, que, apesar de ter feito apenas três episódios, foi reconhecida pelo público do Sítio.


"Outro dia, fui ao médico e encontrei crianças que me chamaram de Cinderela. Foi maravilhoso". Regiane Alves, que estará em Desejos de Mulher, próxima novela das 19h da emissora, se sentiu "honrada" em ter sido chamada para interpretar a Branca de Neve. "O Sítio fez parte da minha infância", derrete-se a atriz, de 23 anos. "É um trabalho primoroso que estava fazendo falta às crianças. E aos adultos também". Ney Latorraca, que adorou ter representado o Barão de Munchausen, tece elogios ao Sítio do Picapau Amarelo. "Os heróis da garotada são quase todos importados.


O Sítio tem heróis nossos e que as crianças estão adotando. Vejo isso pelos meus sobrinhos", frisa Ney. "E o público infantil para mim é o melhor. É o mais puro". Márcio Kieling, de 23 anos, fez uma viagem no tempo no papel de Aladim.


"Quando eu era criança, ficava imaginando como seria o mundo da fantasia. Foi muito prazeroso estar lá. Mesmo grandinho, continuo assistindo ao Sítio. Adoro!". Intérprete do coronel Teodorico, amigo de Dona Benta (Nicette Bruno), para Ary Fontoura o Sítio faz com que as pessoas voltem a acreditar nos seus sonhos.


"Nunca entendi porque o programa saiu do ar. A obra do Monteiro Lobato é inesgotável, traz uma mensagem que faz as pessoas acreditarem que sonhar é bom. A TV é um veículo muito importante e, por isso, não pode perder tempo com coisas estúpidas como vem acontecendo. O Sítio colabora para que as pessoas sejam melhores".