Buscar no Blog

sexta-feira, 21 de março de 2008

Manipulação - Sítio do Picapau Amarelo 2001


Criado há 22 anos em Porto Alegre - é o mesmo que deu vida a quase 50 bonecos no extinto infantil "TV Colosso", exibido na Globo entre 1993 e 1997. "Aquela cachorrada dava um trabalho colossal", brinca Roberto Dorneles, um dos fundadores do grupo. Além do "Sítio", o grupo confecciona e manipula atualmente os bonecos do cachorro Sadam, de "Casseta & Planeta, Urgente!", e do dinossauro Didino, de "A Turma do Didi". Já o Louro José, do "Mais Você", embora não seja manipulado pelo 100 Modos, também foi confeccionado na oficina do grupo.Etapas dos Bonecos :Transformar espuma, látex e tecido em um boneco com movimentos controlados é um trabalho que pode levar até 45 dias e exigir o empenho de toda a equipe. O foam latex, material que dá forma à grande maioria dos bonecos, é importado dos Estados Unidos em forma líquida.


Depois de injetado na matriz pré-moldada, vai ao forno entre 50ª e 100ª durante algumas horas.Se a estrutura cozinhar com perfeição - o que nem sempre acontece -, é submetida às próximas etapas, como aplicação de tinta, tecido ou fibra de vidro. Já os movimentos da boca, dos olhos e da face são obtidos através de controle remoto - os mesmos aparelhos usados para dirigir aeromodelos. "Esse é o momento mais delicado. Um pequeno ajuste faz toda a diferença", explica Roberto, que conserva os bonecos ao abrigo da luz e com banhos de talco para a espuma não virar um chiclete.Manipulação Jacira Santos ( Cuca ) :A atriz Jacira Santos, de 28 anos, costumava assistir ao "Sítio do Pica-Pau Amarelo" quando criança e confessa que morria de medo da Cuca.


Hoje, é ela quem veste a personagem na nova versão da obra de Monteiro Lobato, exibida diariamente nas manhãs da Globo.


O mérito de dar vida ao malvado jacaré, entretanto, a atriz divide com dois manipuladores - que controlam os movimentos dos olhos e da boca do boneco - e com os demais integrantes do 100 Modos, o grupo responsável pela confecção e manipulação dos bonecos do "Sítio". "Todo mundo faz a sua parte. É um trabalho de equipe", conta Jacira, enquanto pinta as escamas da cauda de Cuca.

Nenhum comentário: