Buscar no Blog

sexta-feira, 28 de março de 2008

A Cuca vai pegar


Quando criança, a baiana Jacira Santos assistia ao “Sítio do Picapau Amarelo” com um misto de fascínio e terror: tinha medo de que a Cuca a pegasse. Foi o que aconteceu. A hoje atriz e manipuladora do grupo 100 Modos vai encarnar a personagem na nova versão do programa, que estréia em outubro na Rede Globo.Quem não tinha medo da Cuca? Eu tinha um pouco, mas, ao mesmo tempo, o fato de ela ser um boneco me encantava. Para fazê-la, procurei lembrar do que vivi, peguei fitas antigas na Globo e voltei a ler Monteiro Lobato conta Jacira, de 28 anos.Cuca, na verdade, será praticamente fruto de um mutirão.


Jacira veste a roupa de látex e tecido e é responsável pela movimentação da personagem. Enquanto ela está gravando, dois manipuladores fazem as sobrancelhas, os olhos e a boca do boneco se mexerem, com a ajuda de um controle remoto. Um outro ator, ainda não escolhido, dará voz à bruxa.Cuca manterá suas características: verá tudo pelo caldeirão e morará numa caverna. Mas agora terá expressão facial. Antes, só balançava a cabeça e sacudia o corpo diz Jacira.


A tecnologia é a mesma que o 100 Modos usou na “TV Colosso”, um dos muitos trabalhos que fez para a Rede Globo. Haverá outras diferenças: desta vez, Cuca será um pouco menor, o que lhe garantirá mais mobilidade, e ganhará uma bela capa.No “Sítio” que a Globo exibiu entre 1977 e 1985, Cuca foi vivida pelas atrizes Dorinha Duval e Catarina Abdala. Jacira também é atriz, mas atua como manipuladora desde os 9 anos. Foi em 1990 que ela conheceu o 100 Modos. Logo depois, deixava Salvador para se juntar ao grupo, que terá mais dois de seus integrantes na nova versão do programa: Sidney Beckcamp fará Quindim e Zé Clayton, o Burro Falante. Haverá ainda um quarto boneco: a atriz Aline Mendonça será Rabicó.

Nenhum comentário: