Buscar no Blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Uma galinha na mão e mala na outra


Com sua inseparável galinha de estimação debaixo do braço, um novo personagem chegará em breve ao infantil “Sítio do Picapau Amarelo”: o Zé Carijó. Com seu jeitinho caipira, logo ele será adotado pela turma de dona Benta (Nicette Bruno) e Tia Nastácia (Dhu Moraes). O personagem, criado por Walcyr Carrasco, que agora escreve os episódios da obra de Monteiro Lobato, será vivido por Cassiano Carneiro.


O ator diz que se inspirou no trabalho de Tonico Pereira, o inesquecível Zé Carneiro.— Ele é um ator maravilhoso, mas não tenho pretensão de imitá-lo — avisa.Aos 29 anos, Cassiano, que nasceu no Rio mas já morou na Bahia e no interior da Paraíba, acredita que estava faltando um caipira como Zé Carijó na atração da Globo, atualmente dirigida por Cininha de Paula:— Ele vai dar ainda mais vida ao programa. Chegará com uma mala na mão e uma galinha na outra.


Mas chegará pela porta da frente.O ator, que recentemente fez a novela “Desejos de mulher”, ao lado de Herson Capri, conta que está empolgado com o novo trabalho:— Teve uma época em que eu só fazia bandido; outra, homossexual. Agora vou fazer Monteiro Lobato, de quem eu sempre gostei muito. É um barato, tem esse lado de contador de histórias.


E cenas com externas em áreas rurais. Isso é bom demais.Mas ele confessa que não se recorda bem da época em que assistia ao “Sítio”:— Já faz tanto tempo ... Mas lembro que gostava muito do Zé Carneiro, do Visconde de Sabugosa, da dona Benta.


Eles eram os meus personagens favoritos.O autor Walcyr Carrasco conta que Zé Carijó é um personagem com criação “cem por cento sua”.— Isso é possível porque existe um excelente relacionamento com a família de Monteiro Lobato, que aprovou as características do personagem. Em qualquer adaptação de uma obra, para TV ou cinema, há uma certa liberdade, desde que seja mantido o espírito original.


É o que faço — esclarece Walcyr, autor de novelas adultas como “A padroeira” e de 16 livros infanto-juvenis.O autor avisa que outros personagens criados por ele poderão entrar na trama:— De acordo com o desenrolar da história, pode ser que sim. É uma idéia.

Nenhum comentário: