Buscar no Blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Hércules no sítio


Manter a ordem e o silêncio dentro de um estúdio, com elenco adulto, não é fácil. Quando os protagonistas são crianças entre 7 e 9 anos, como acontece no Sítio do Pica-Pau Amarelo, da Globo, é quase impossível. A missão de produzir episódios diários parece então digna de herói.


Eis uma boa razão para os redatores do infantil recorrerem a Hércules — o semideus com aspirações ao Olimpo que Monteiro Lobato retratou no livro Os Doze Trabalhos de Hércules, baseado na mitologia grega. Ele é a fonte de inspiração para a trama que o Sítio do Pica-Pau Amarelo apresenta a partir de amanhã e que, durante um mês, vai levar Pedrinho, Emília, Visconde e Narizinho a uma viagem através do tempo e da história. ‘‘A gente viaja com o pó de Pirlim-pimpim’’, adianta César Carda-deiro que, aos 9 anos, vive o Pedrinho na atual adaptação da obra de Lobato.



Na fantasia do Sítio, porém, o fortão da Grécia Antiga não está com a bola toda. Hércules é apenas o ‘‘muque da turma’’, que age pela força. Na verdade, é a boneca Emília quem dá as boas idéias, enquanto Visconde mantém o posto de sábio conselheiro. Ao longo da trama, contudo, o herói — vivido pelo ator Rodrigo Faro — vai aprendendo a exercitar também o cérebro e descobre a importância da educação. ‘‘Não é que ele seja burro. Só não é inteligente como o Rodrigo’’, diz a serelepe Isabelle Drummond, de 7 anos, que dá vida à boneca de pano.
Após um mês gravando com os atores-mirins, Rodrigo Faro sente-se mais que à vontade junto às crianças. O ator conquistou particularmente a amizade de Isabelle. ‘‘Outro dia ela me disse que a Emília chora quando vou embora’’, conta, envaidecido.

Nenhum comentário: